Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Planilha de Evolução da Dívida: saiba o que é e entenda os dados

A- A+

Aquisições de maior valor, como casas, terrenos e automóveis, normalmente são acompanhadas, para grande parte da população, de financiamentos ou empréstimos em instituições bancárias. No momento de acompanhar a planilha de evolução dos pagamentos, é muito comum surgirem dúvidas sobre os valores, já que a quantia que serviu de base para a operação é acompanhada de taxas, juros, amortizações e outras tantas marcas.

Mas seja para um financiamento de maior valor ou para um débito menor, é um direito do consumidor ter acesso à chamada Planilha de Evolução da Dívida. O documento, como o próprio nome diz, nada mais é que uma mostra da evolução dos débitos. Ela serve para entender como exatamente a dívida chegou ao tamanho em que está.

Planilha-de-Evolução

Dúvidas são comuns em relação aos valores expressos na planilha. Foto: iStock, by Getty Images

Direito da Planilha de Evolução da Dívida

De acordo com o Procon, havendo dúvidas sobre os valores cobrados em dívidas de financiamentos ou empréstimo, o consumidor poderá solicitar à instituição financeira o cálculo discriminado da importância que deve ser paga, a planilha de evolução da dívida. O direito a esta informação está previsto no artigo 6º, inciso III do Código de Defesa do Consumidor.

No documento, deve constar como se chegou ao valor devido, incluindo as taxas, multas, juros e os métodos de cálculos aplicados pela instituição. De posse dos valores, o ideal é o consumidor procurar o auxílio de um especialista para conferir se a quantia cobrada está correta e também para buscar recomendações sobre qual a melhor forma de renegociação, se for o caso.

De modo geral, uma dica básica do educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), é que uma renegociação de valores devidos tenha como resultado o acesso a uma linha de crédito mais alongada, com juros médios de 2,5%, cuja prestação seja menor do que o valor total dos juros que a pessoa pagava mensalmente.

Consumidor embasado

Caso o consumidor não tiver o seu pedido atendido pelo banco ou se persistirem dúvidas sobre o cálculo apresentado, ele pode recorrer a um dos canais de atendimento do Procon. Na ocasião, deve levar as cópias de todos os documentos que possuir, como contrato, comprovantes de pagamentos, entre outros, para análise e eventuais providências.

A instituição bancária pode ser acionada judicialmente também caso venha a fornecer dados incorretos ou que ainda utilize de ameaças contra o cliente – como, por exemplo, dar publicidade à dívida.

Vivo Alerta CPF

Imagine um serviço que te alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, também toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas anti-fraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre a Planilha de Evolução da Dívida? Deixe seu comentário.

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns