Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Planilha ajuda a ter melhor controle de cartão de crédito

A- A+

O cartão de crédito está aí para facilitar seus pagamentos, funcionando como um meio prático e seguro. Para que a ferramenta reverta em vantagens e benefícios, contudo, é importante ter conhecimento sobre ela e fazer uso consciente. Quando o assunto é controle de cartão de crédito, uma planilha pode ajudar.

Como fazer o controle de cartão de crédito

Para não gastar mais do que deve e ter um controle das contas no cartão de crédito, fazendo dele um aliado, o fundamental é anotar tudo o que gastar, mesmo que ainda esteja longe de pagar. A ideia é justamente essa: não esquecer, pois a conta um dia vai chegar. É por isso que ter uma planilha organizada é fundamental.

Mulher desfrutando da tranquilidade que é ter o controle de cartão de crédito.

Ter controle de cartão de crédito facilita o acesso aos seus principais benefícios. Foto: iStock, Getty Images

Assim que você fizer uma compra, anote o total pago e em quantas parcelas você dividiu a conta, informando na planilha até a data em que aquela parcela irá aparecer em seu orçamento. Faça assim com cada nova prestação que entrar e verifique se elas, somadas, continuam cabendo em seu salário.

Mas preste atenção: não deixe nada para depois. Calcule antes com base no que já sabe que está lá na planilha.

Construa categorias de despesas

Uma ideia para se organizar é separar o que é fixo, o que é gasto mensal, e o que é parcelado. Nesse caso, inclua sempre qual é a parcela. Por exemplo: parcela 1 de 4. E ela se repetirá por mais três meses.

Você também pode colocar cada item desses em uma planilha separada do arquivo. Depois, segue incluindo cada despesa, mesmo que pequena. Vá acompanhando os totais de acordo com o seu saldo, e acompanhe seu extrato com regularidade.

Conte com o auxílio de apps

Atualmente existem também aplicativos que calculam automaticamente os gastos com cartão, sendo ideal para quem não gosta de anotar despesa por despesa. Até a própria agenda financeira dos bancos costuma ajudar, com os lançamentos futuros, mas você precisa consultar as faturas a vencer.

O app Guia Bolso, por exemplo, disponível para Android e iOS, faz uma integração com a conta corrente do seu banco e realiza esse cálculo sozinho. Assim como nas planilhas, o aplicativo também permite categorizar suas compras, indicar onde está gastando mais e avaliar seus hábitos.

Bons hábitos garantem benefícios

Saber utilizar os recursos financeiros com sabedoria é a grande chave da tranquilidade em relação ao dinheiro. O cartão de crédito pode oferecer uma série de facilidades, como descontos, pontos para obtenção de vantagens, milhas para viajar e adiantar compras que você só poderia fazer em algumas semanas ou meses.

Os problemas acontecem quando o usuário se mostra descuidado, desconhece informações sobre a fatura e o limite do cartão, não lembra exatamente o que parcelou, contrai novas dívidas, acumula débitos e fica perdido em meio à chamada bola de neve. É aí que os juros chegam, e chegam altos.

Nessa situações, nada mais cômodo do que achar um culpado, não é mesmo? Mas não é isso que vai resolver seu problema financeiro. Mais saudável é avaliar o próprio comportamento de consumo e propor mudanças. É aí que entra a organização e o planejamento. Já começou a preparar a sua planilha?

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, como pratica o controle de cartão de crédito? Comente!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
vale a pena comprar no crediario