Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Planeje seu novo negócio antes de pedir demissão

A- A+

Como saber se está pronto para deixar o emprego e se tornar um empreendedor? Dar o próximo passo é uma decisão importante, que deve ser precedida de um bom planejamento. Para abrir um novo negócio, a dica é combinar uma ideia de sucesso com a oportunidade perfeita.

Para identificar quando esse momento chegar, você deve estar preparado e seguro. O caminho não é tão fácil, há obstáculos e desafios, o que exige paciência e estudo, mas é possível encontrar atalhos para facilitar o processo e minimizar os riscos.

Homem feliz com novo negócio

Empreender significa arriscar, mas é preciso encontrar o momento certo. Foto: iStock, Getty Images

Pedir demissão para empreender

Você não sente vontade de ir trabalhar? Já começa a segunda-feira cansado e sem ânimo? Não tem possibilidades ou expectativas de crescimento? Esses são sinais claros de que está na hora de largar o emprego e empreender. Mas para iniciar um novo negócio também é preciso encontrar o momento certo.

A master coach Suzana Bortolini, associada da Sociedade Brasileira de Coaching, aponta que, muitas vezes, boas ideias são desperdiçadas devido à insegurança e ao medo. “Empreender exige, principalmente, correr riscos. É preciso se preparar para, quando a hora chegar, a oportunidade não passar”, indica.

Por outro lado, também não se pode largar tudo sem ter a proposta estruturada. É preciso buscar um equilíbrio, confiando nos instintos e na ideia, mas também analisando se as condições do momento e da economia são favoráveis para um novo negócio.

Se você está cansado de trabalhar para outras pessoas, tem uma boa ideia e acha que chegou o momento de se tornar um empreendedor, é hora de se preparar para transformar os planos em realidade.

Como abrir um novo negócio

Com a proposta de negócio, o produto e o segmento bem definidos, Suzana indica começar procurando pelas oportunidades que encaixem o projeto, analisando quais são as possibilidades no mercado.

Cerca de 30% das pequenas e médias empresas no Brasil fecham antes de completar três anos. Segundo um estudo do Sebrae-SP, uma das principais causas é a falta de planejamento. Por isso, é imprescindível ter um plano detalhado para o novo negócio, com os gastos que ele vai trazer, os lucros que irá gerar e em quanto tempo eles vão chegar.

A pesquisa de mercado também faz parte da preparação, pois permite conhecer a área, o segmento de trabalho, o perfil dos funcionários e os compradores. A isso tudo se soma a definição de um plano de crescimento para a empresa, com metas e prazos, sem esquecer também dos meios que serão usados para alcançá-las.

Para Suzana, ser empreendedor significa experimentar e se arriscar, desde que tenha uma base construída com segurança e informação. Só a experiência dos erros e acertos vai determinar o caminho do sucesso.

E para evitar que as primeiras tentativas tragam grandes prejuízos, a dica é começar em pequena escala, dando um passo de cada vez. Ter calma, paciência e estudar todas as possibilidades são atitudes imprescindíveis nesse roteiro.

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas para se tornar um empreendedor? Compartilhe!

como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria
como montar uma empresa de cromagem
como montar uma empresa de churros
como lucrar vendendo bolo no pote
como lucrar na crise