Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Planejar viagem é segredo do lazer sem dívidas

A- A+

Férias mal planejadas, na maioria dos casos, resultam em prejuízo financeiro. Por isso, é importante planejar viagem para evitar dores de cabeça no retorno do seu merecido descanso. Afinal, gastos impensados com passagem, hospedagem, passeios e alimentação podem causar um rombo na sua conta bancária.

Conforme dados do Serasa Experian, somente no primeiro trimestre desse ano, o número de brasileiros endividados disparou 16% em comparação ao mesmo período do ano passado. A média de dívida por pessoa é de R$ 1,8 mil.

Se você quer ter seus momentos de lazer, descanso e diversão, mas não deseja fazer parte desse time que está no vermelho, confirma a seguir um guia para planejar viagem e curta as férias de bem com o bolso.

É importante estar com as contas em dia antes de viajar.

Planejamento ajuda a manter contas em dia e permite viajar com tranquilidade. Foto: iStock, Getty Images

Guia prático para planejar viagem

Veja sete passos que não podem faltar no seu planejamento de viagem.

1. Antecedência

O ideal, segundo os especialistas em finanças pessoais, é começar a planejar viagem logo após o término das férias. Em outras palavras, quando retornar de uma temporada de descanso, já comece a definir a próxima.

2. Cálculos e… cálculos

A matemática é praticamente um sinônimo do planejamento. Portanto, após definir seu próximo destino, comece a planejar viagem pelos cálculos. Você pode estudar o local, a média de preço dos hotéis, alimentação, passagens e passeios e verificar de quanto irá precisar.

3. Poupança

Por mais que você não se queixe do seu salário, é importante rechear a poupança antes de viajar. Se em um final de semana ou em férias na cidade já se gasta mais com alimentação na rua e lazer, imagine longe de casa e das contas a pagar.

4. Orçamento claro

Depois de ter a estimativa de gastos devidamente calculada, é importante estabelecer um limite para os extras. Definir quanto tem a gastar em dados não contabilizados – como os presentinhos para a família – pode evitar problemas.

Você vai se interessar por:

Viagem ao exterior: aprenda como viabilizar financeiramente esse sonho

Férias dos sonhos precisam de planejamento adequado

Viagem a dois pode ser oportunidade perfeita para sair da rotina

5. O “day after”

Pensar no dia seguinte ao retorno de férias é tão importante quanto planejar viagem. Lembre-se que, mesmo que tenha recebido um adiantamento, seu próximo salário será menor. Se puder antecipar o pagamento de contas para antes do passeio, melhor.

6. Aproveitamento de bônus

Hoje em dia, há uma série de maneiras de conseguir descontos nas compras. Além disso, os programas de recompensa – como as famosas milhas do cartão de crédito – podem lhe render uma bela economia.

7. Análise das possibilidades

Antes de decidir sair em férias, é importante refletir se todo o investimento vale a pena. Se o passeio exigir sacrifício financeiro, talvez seja melhor adiar e optar por outros tipos de lazer na sua própria cidade.

 

Você tem uma boa dica para quem vai viajar? Deixe um comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças