Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Planejamento permite economizar na lista de material escolar de seu filho

A- A+

As aulas em 2015 ainda nem acabaram, mas já é hora de pensar na lista de material escolar do próximo ano. Se você acha cedo, para o bem do seu bolso, é bom repensar. Esse é o momento adequado para planejar uma despesa importante e da qual não se pode fugir.

Para quem deseja economizar nos gastos com educação, essa programação é fundamental, pois permitirá pesquisar valores, comparar produtos, se antecipar e comprar à vista e com desconto – o roteiro sempre sugerido por educadores financeiros.

Carrinho de supermercado com itens que fazem parte da lista de material escolar.

Para conseguir bons descontos na compra de material escolar, é preciso se planejar. Foto: iStock, Getty Images

Como economizar na lista de material escolar

Conforme Ana Paula Pavanatti, educadora financeira da Reorg Gestão Financeira, o planejamento financeiro é o primeiro passo da economia com a lista de material escolar.

Para ela, é preciso aprender a revisar o que pode ser reaproveitado. Ainda há pais e filhos que querem – sem precisar – de mochilas, estojo e outros artigos escolares novos de um ano para o outro, gerando um desgaste financeiro desnecessário.

Outra dica importante é não levar as crianças na hora de realizar a compra. “Com certeza, a família irá gastar mais, porque o filho sempre acaba escolhendo o mais caro”, destaca. Ela recomenda ainda que se faça pesquisa de preço, aproveitando as promoções e sempre pedindo desconto, principalmente se for pagar à vista.

A compra e a troca de livros usados também deve ser estimulada do ponto de vista ecológico e econômico, lembrando que o consumo inconsciente não desperdiça apenas dinheiro, mas também matéria-prima e gera lixo. “Antes de comprar um livro usado, pesquise, pois sabemos que ainda há pessoas que abusam de altos valores para sair lucrando em cima de quem não tem informação”, alerta.

Por fim, é preciso conscientizar os filhos da importância de economizar – nesse e em outros momentos. Ana Paula defende que as crianças participem desde cedo da educação financeira dentro de casa.

“Os pais devem apresentar quais são os reais custos para se sobreviver, onde é possível economizar para realizar os sonhos. As crianças que possuem esse entendimento, com certeza, serão adultos mais conscientes e educados financeiramente”, avalia.

Você vai se interessar por:

Cupons de desconto podem ajudar

Uma opção para encontrar preços mais baratos pelos artigos que procura são os cupons de desconto, uma estratégia comercial para fidelizar clientes que reverte em vantagens ao consumidor, como descontos em percentuais e em valores absolutos, além de benefícios adicionais, como no frete.

Na opinião da especialista, a utilização dos cupons de desconto na aquisição do material escolar pode ser um boa ideia, desde que a ferramenta não esteja vinculada à compra de outro material que seja mais caro.

Nesses casos, é preciso parar, analisar e planejar. “Por isso, o consumidor deve ter cautela, ler, obter informações para não agir errado”, alerta.

Conheça o Vivo Descontos

Para aproveitar as melhores promoções, seja na lista de material escolar ou com qualuer outro produto, você pode conhecer o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para economizar na lista de material escolar? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular