Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Planejamento financeiro é essencial para a sua viagem dos sonhos

A- A+

Realizar aquela viagem dos sonhos pode estar mais perto da sua realidade do que você imagina. Rio, Fortaleza ou mesmo Paris e Nova York podem caber no seu orçamento se você planejar com antecedência e se organizar financeiramente.

Com as finanças em dia, é só arrumar a mala e curtir. Foto: iStock, Getty Images

Com as finanças em dia, é só arrumar a mala e curtir. Foto: iStock, Getty Images

Orçamento para a viagem dos sonhos

Uma das partes mais importantes de uma viagem dos sonhos é o preço da passagem, que representa porcentagem considerável dos gastos. A supervisora para a Região Sul da agência CI, Ana Flora Bestetti, alerta que comprar com meses de antecedência sempre rende bons descontos. “Com seis meses de antecedência, é possível ir à Nova Zelândia por US$ 1,3 mil dólares. Mais perto, este valor salta para US$ 1,7 mil”, exemplifica.

Para pagar menos, fique atento à data dos voos e siga as dicas:

– Voar terça, quarta e sábado é mais barato

– Entre 10h e 16h, as passagens também costumam ter valores mais baixos

– Da mesma forma, opte pela baixa temporada e fuja de períodos de festas e férias.

Viagem com ajuda ou sem ajuda

Na frente do computador, você pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis e adquirir pacotes turísticos com promoções que muitas vezes não são oferecidas pelas agências de viagens.

No entanto, Ana alerta para os riscos de fazer tudo por conta própria. Em alguns casos, os preços que aparecem nos agregadores de passagens trazem o valor do bilhete sem as taxas aeroportuárias, o que pode criar uma falsa impressão de desconto.

Ela afirma ainda que a compra pela internet pode facilitar se a sua viagem dos sonhos for dentro do Brasil. Para viagens internacionais, no entanto, procurar uma agência pode baratear e facilitar a vida do passageiro, especialmente no caso de voos com conexões e viagens com diversos destinos.

Para não errar na hora da escolha, avalie as opções oferecidas na internet e também faça um orçamento com uma agência de viagem. Com os dados em mãos, fica mais fácil decidir qual é o modelo mais adequado para você e a sua família.

Dólar alto, preocupação para a viagem dos sonhos

Para quem está planejando a viagem dos sonhos, a questão do câmbio é sempre preocupante.  Ela surge na hora de comprar a moeda, seja em espécie ou através de cartões internacionais, e também para pagar as contas do cartão de crédito, que podem encarecer em caso de desvalorização do real.

Segundo Bestetti, a dica é sempre comprar antes e não ficar contando com uma eventual queda da moeda estrangeira. Pesquise bem para não ter seu projeto de viagem surpreendido por uma mudança cambial.

viagem dos sonhos

Fique atento às variações do câmbio para não comprometer sua viagem. Foto: iStock, Getty Images

Para fugir de apuros na viagem

Cinco medidas decisivas, que fazem a diferença:

  1. – Leve sempre uma reserva financeira e evite que os gastos não previstos tragam problemas
  2. – Planejamento é tudo. Consulte o preço de alimentação, transporte, programas turísticos e outros gastos programados no local de destino. A pesquisa ajuda também a fugir de cobranças exorbitantes a turistas.
  3. – Fique atento ao câmbio. Muitas vezes, pechinchas para os locais podem se tornar compras caras na conversão para o real.
  4. – Esteja com a documentação em dia e sempre carregue ela consigo
  5. – Seguro, especialmente em viagens internacionais, é uma opção importante. O barato pode sair caro em caso de extravio de bagagens e necessidades médicas emergenciais.

Gostou das dicas? Qual a viagem dos sonhos para você e sua família? Conte nos comentários!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
queda do dólar
como lidar com a avareza
viagens econômicas pelo Brasil
preço do dólar turismo
abrir uma empresa de contabilidade