Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Planeja sair de casa? Veja 8 informações que você precisa saber

A- A+

Muitos jovens sonham com o dia que irão sair de casa rumo à tão sonhada vida independente. Na prática, porém, eles se deparam com uma série de contas para administrar e, muitas vezes, sentem falta de uma orientação financeira.

Quando o desejo de independência é movido pela vontade de ir è balada que quiser, com quem quiser, sem dar satisfação, o choque pode ser ainda maior. E ele afeta o bolso.

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.

Aprender a controlar melhor seus gastos é uma exigência para sair de casa. Foto: iStock, Getty Images

Vida após sair de casa

Confira oito conselhos importantes para que a sua decisão por sair de casa não se transforme em uma aventura desagradável.

1. Poupar luz é fundamental

Esqueça aquele banho relaxante de meia hora que você adora. Se mantiver o ritmo que tem na casa dos seus pais, não terá salário que aguente a conta de luz quando sair de casa. Com os reajustes recentes na tarifa, o esforço de poupar deve ser redobrado.

2. Diga-me com quem andas…

Dividir a moradia com amigos – seja um apartamento ou apenas um quarto na república – é como jogar na loteria. Nunca se sabe se vai dar certo. Na administração das contas, é a mesma coisa. Aposte em alguém que você já conhece e que seja responsável com pagamentos.

3. Aperte os cintos

Comprar o mais novo smartphone do mercado ou diversas peças da liquidação de sua loja preferida pode ser coisa do passado para quem decide sair de casa. Com uma porção de contas a pagar, o aluguel que reajusta todos os anos e mais os imprevistos que ocorrem na vida de toda dona (ou dono) de casa, é preciso poupar.

4. Exercite a economia doméstica

No início da vida independente, é normal esquecer uma série de tarefas, por mais básicas que sejam. Comprar comida pode ser uma delas. Sabe aquele dia que você chega tarde e percebe a dispensa vazia? Para evitar essa situação, é preciso programar suas idas ao supermercado. Afinal, a tele-entrega custa mais caro.

5. Aprenda a cozinhar

O que isso tem a ver com as contas da casa? Tudo. Comer fora com frequência pode abrir um rombo no seu orçamento. Para dar conta do recado, aprender a fazer uma comida rápida e preparar o lanche em casa são um santo remédio.

6. Reduza as baladas

Se você pensa em morar sozinho justamente para cair na balada, essa é uma péssima ideia. Em um ou dois meses após sair de casa, você perceberá o peso de uma noitada no orçamento. Os gastos que teve na diversão poderiam incrementar muito seu rancho mensal. Tenha em mente que ser independente também significa ser responsável.

7. Compre móveis usados

Mobiliar uma casa custa caro. Como você está recém iniciando uma vida independente, dê uma olhada em móveis e eletrodomésticos usados. A diferença de preço é muito grande em relação aos novos.

8. Avalie a estrutura do novo lar

Uma estrutura ruim pode pesar mais no seu bolso. Olhe, por exemplo, o estado da fiação elétrica do apartamento ou casa. Quando ela é muito antiga, acaba consumindo mais energia. Mesmo que precise chamar um eletricista, vale a pena.

Você vai se interessar por:

Veja como controlar as finanças se você tem filhos adolescentes

Pesquisa entre jovens desvenda o sonho do brasileiro

Independência financeira é um grande passo para jovens adultos

Sair de casa exige economizar

Para quem planeja sair de casa, sempre é bom economizar. Com a Conta Bônus, as taxas mensais que você paga ao banco ou à operadora do cartão de crédito podem ser revertidas integralmente em bônus de ligações. O crédito é recarregado em até dez dias úteis após o débito da tarifa.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você tem uma boa dica? Deixe um comentário.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade