Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Piloto automático: conheça 3 projetos de carro sem motorista

A- A+

Aquele cenário futurista tão explorado pelo cinema nas décadas passadas – com carros guiados completamente pelo piloto automático, sem motorista nem direção – promete tomar conta das ruas em poucos anos.

BMW já adaptou um modelo para piloto automático

No início deste ano, a fabricante BMW deu uma demonstração prática, em Las Vegas, de um veículo com piloto automático capaz de estacionar sozinho. Tratava-se, na verdade, de uma versão modificada de sua BMW i3 elétrica.

Na demonstração, a fabricante utilizou um relógio inteligente da Samsung para acionar os comandos. O carro foi equipado com quatro scanners a laser de cada lado para fazer a leitura. A promessa da montadora é que o carro poderá deixá-lo no seu destino, ir sozinho procurar um estacionamento e retornar quando você estiver pronto.

Tesla quer concluir tecnologia de piloto automático em cinco anos

Já a montadora Tesla, em entrevista ao The Wall Street Journal, em setembro do ano passado, anunciou sua pretensão de concluir a tecnologia para o carro com piloto automático dentro de cinco ou seis anos.

piloto-automatico

Carros com piloto automático são dirigidos por computador. Foto: iStock, by Getty Images

O CEO da marca, Elon Musk, argumentou que, além desse prazo, pode levar ainda mais alguns anos até que se consiga trabalhar todos os impedimentos regulatórios. “A ‘visão’ da máquina, que é a habilidade do computador em reconhecer objetos rapidamente, é o maior impedimento tecnológico para implementar completamente esse produto”, disse Musk ao The Wall Street Journal.

A base da empresa em Palo Alto, Califórnia, está trabalhando em uma tecnologia própria de direção elétrica, e também tem necessidade de encontrar mais fornecedores para que seus veículos guiados por piloto automático possam chegar ao mercado em poucos anos.

Google quer colocar seu carro nas ruas em cinco anos

A corrida das montadoras para colocar no mercado o veículo com piloto automático é grande. Inclusive o Google, que não é do ramo automobilístico – mas, não perde a oportunidade de lançar um produto inovador – já correu na frente.

A revista Wired noticiou este mês que a gigante da tecnologia já tem seu protótipo de carro autônomo pronto e, inclusive, rodando. Em fase de testes, claro. A projeção da gigante da tecnologia é que o Google Driverless Car esteja no mercado em cinco anos.

O carro tem toda a sua direção realizada por computador. Ele não tem pedais ou volantes, e já vem com dispositivos de segurança como partida e frenagem automática. A proposta do Google é que, nos próximos anos, o carro possa andar nas estradas, em um trânsito ainda mais complicado que o atual.

Com um veículo totalmente autônomo, a ideia é que o ato de dirigir seja reduzido simplesmente a entrar no veículo, digitar um destino e aproveitar a viagem.

Enquanto os carros do futuro não chegam, é melhor contar com a prevenção no trânsito. Em parceria com a Ace Seguradora, a Vivo oferece o Seguro Acidentes Pessoais, que garante indenização em caso de morte acidental ou invalidez total decorrente de acidente.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas de piloto automático? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
como escolher uma seguradora de veiculos
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez