Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pilates: veja benefícios e dicas para praticar

A- A+

A prática do pilates se popularizou ao longo dos últimos anos e hoje não é difícil encontrar uma clínica ou estúdio que ofereça a modalidade. Com o objetivo de fortalecer a musculatura e aumentar a flexibilidade, o método também favorece o alongamento da coluna e traz benefícios para o corpo.

No pilates, o peso do próprio corpo é utilizado para que os movimentos sejam executados. Como a técnica preza pelo equilíbrio, todos os grupos musculares são trabalhados e nenhum deles fica sobrecarregado. Mas essas não são as únicas vantagens percebidas.

Benefícios trazidos pelo pilates

O pilates baseia-se em princípios como a concentração e o desenvolvimento harmônico do corpo. Ao mesmo tempo em que os exercícios relaxam, eles exigem que você consiga manter o controle dos músculos, desde os mais superficiais até a musculatura profunda, explica a fisioterapeuta Julie Zimmer. 

“Entre os benefícios estão a ampliação da capacidade respiratória, melhora da circulação sanguínea, desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada, melhorando a qualidade de vida, prevenindo lesões e eliminando dores”, destaca ainda Julie.

Uma das características fundamentais do método é a sua capacidade de atender os mais diversos públicos, sem a necessidade de nenhuma preparação prévia. Basta procurar um profissional especializado na área e realizar uma avaliação, que vai determinar quais são os exercícios mais adequados para o seu caso. Mesmo para aqueles que possuam problemas nas costas, por exemplo, a técnica pode ser uma aliada.

Conforme lembra a fisioterapeuta, ela auxilia inclusive na recuperação de problemas musculares e esqueléticos que tenham sido causados por sobrecarga, seja ela proveniente da prática de esportes, esforços não controlados na academia ou mesmo em atividades corriqueiras que envolvam peso.

pilates

A aula de pilates fortalece a musculatura de maneira uniforme e traz benefícios até mesmo para a respiração. Foto: iStock, Getty Images

Custos para realizar aulas de pilates

No pilates, a musculatura abdominal é sempre exercitada e ganha espaço em cada movimento realizado. Justamente por conta dessa característica, a indicação é que as aulas não sejam realizadas em dias seguidos. Ao invés disso, o melhor é alternar e achar um calendário que consiga encaixar duas ou três sessões por semana.

Os valores são bastante variáveis e mudam de acordo com a cidade e mesmo com as opções que você escolher, como aulas coletivas ou individuais. Em média, Julie estima que os preços para duas aulas por semana variem entre R$ 200 e R$350 por mês.

Gostou das dicas sobre pilates? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como montar uma drograria
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
como lucrar vendendo cachorro quente