Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pesquisar é essencial para quem quer comprar barato

A- A+

Ao adquirir um produto ou serviço novo, o objetivo é encontrar uma opção que ofereça qualidade, mas que também permita comprar barato. Não é à toa que as liquidações costumam atrair o público às lojas, que oferecem descontos que não raro reduzem o valor pela metade.

O problema é quando a compra ocorre por impulso e não avalia o custo-benefício oferecido ou mesmo quando a promoção não era assim tão vantajosa quanto parecia. Para evitar problemas como esse, a dica do coach Rodrigo Marroni é uma só: pesquisar.

Pesquisa para comprar barato

Comprar em promoções pode ser uma boa alternativa quando o produto vai ser necessário em breve, mas exige cuidados, alerta Marroni. Além de correr o risco de levar para casa algo com defeito, há a possibilidade de pagar um preço que, no fim de contas, não é tão vantajoso assim como pareceu na loja.

Ou seja, quando você pesquisa em diferentes lugares, conhece melhor as alternativas disponíveis e as suas características, que vão desde o preço até as funcionalidade oferecidas. Em muitos casos, o desconto oferecido é baseado em um valor inflacionado, que não corresponde ao preço de mercado.

“Se você conseguir realizar uma pesquisa na internet, de preferência antes de ir pesquisar em lojas físicas, você já saberá quanto o produto realmente vale”, sugere o coach.

Uma das vantagens de verificar os preços online são os sites que servem como comparadores. Eles agregam as principais ofertas disponíveis e permitem comprar barato com mais praticidade.

A internet permite comprar barato, mas exige cuidados. Foto: iStock, Getty Images

A internet permite comprar barato, mas exige cuidados. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados para comprar barato na internet

Em geral, a internet consegue reunir preços mais baixos do que você teria acesso nas lojas físicas. Por outro lado, é preciso ter cuidado para que as vantagens oferecidas não se tornem um problema. Para não errar, confira as dicas do Procon-AL e garanta descontos sem deixar de lado a qualidade:

– Busque informações sobre a reputação do site, seja com amigo e familiares ou mesmo através de comentários e resenhas disponíveis na internet

– Verifique a existência de um endereço físico e a disponibilidade de canais para contato com o consumidor, seja por telefone ou e-mail

– Descubra como funciona a política da empresa para devolução ou troca de produtos

– Exija nota fiscal da compra e mantenha registrados todos os dados referentes a ela

– Calcule o valor do frete, caso ele não seja gratuito, para ter certeza de que a compra realmente vai ser vantajosa para o seu bolso. Especialmente no caso de produtos maiores e mais pesados, o valor tende a aumentar.

Compre com facilidade e segurança

Se você quer encontrar os melhores preços na internet, é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços

Gostou das dicas para comprar barato? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple