Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Carro zero: pesquise e compare antes de comprar

A- A+

Ter um automóvel é o sonho de consumo de muitos brasileiros. Quando se trata de um carro zero, o desejo é ainda maior. Comprar um veículo novo, no entanto, exige pesquisa e planejamento. Análise de mercado, cor, modelo, acessórios e consumo de combustível: não são poucos os itens para levar em conta antes de fechar o negócio. E ficar atento a cada um deles é a melhor forma de garantir a melhor escolha.

Ter um carro novo é sonho comum entre brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

Ter um carro novo é sonho comum entre brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

Carro zero: fique de olho nas oportunidades

Caso não esteja com pressa para comprar o seu carro zero, é interessante ficar atento às oscilações sazonais. Comprar antes do fim do mês, por exemplo, é quase sempre a melhor opção, pois evita o reajuste na tabela de preços. Esses momentos também são de fechamento de metas, em que o vendedor costuma oferecer mais descontos e está mais aberto a negociações.

Para fazer a melhor compra, o segredo é pesquisar e conhecer as opções que o mercado oferece, sempre de olho nos modelos e prestações que cabem no seu orçamento. Alfredo Meneghetti Neto, consultor de finanças pessoais e professor de Economia da PUC-RS, aconselha a visitar ao menos três concessionárias em busca do melhor preço e do maior número de acessórios ofertados.

O especialista alerta ainda para a necessidade de ficar atento aos custos de manutenção do veículo, e não se prender apenas ao valor que ele custa. Um carro mais barato pode apresentar alto consumo de gasolina e pior desempenho, o que abrevia a sua necessidade de revisão e gera gastos superiores a longo prazo.

Se ter o modelo mais novo não está entre as suas principais condições, observe as mudanças de linha. Um carro que esteja saindo do mercado pode trazer descontos generosos, sem que, em alguns casos, ofereça tecnologia muito inferior à versão que o sucede.

No caso de utilizar o seu usado na troca, procure um avaliador externo antes de aceitar o preço oferecido pela concessionária. Vender por fora, seja pela internet ou pessoalmente, também pode render mais lucro. “Apesar de ter riscos, é possível ganhar mil, dois mil, três a mais do que diretamente a loja”, diz Meneghetti.

Cuidado ao financiar o carro zero

Para quem precisa financiar o carro zero, as opções são variadas. Embora parcelar no maior número possível de vezes seja atraente, é preciso ter cuidado. Um período maior significa também mais dinheiro investido em juros. Em geral, a dica é que o financiamento seja evitado e dê lugar à economia. Ao fazer um planejamento de como poupar dinheiro, você consegue aproveitar os descontos da compra à vista.

Meneghetti aconselha que, no caso da escolha por financiar, se verifique as taxas de juros oferecidas está em um nível aceitável, em torno de 1,5% a 2% ao mês. Para garantir que o valor das parcelas não vai comprometer a sua renda, não deixe que a compra do carro zero tome mais de 30% do dinheiro que entra na sua conta.

5 dicas para comprar o carro zero com financiamento

  1. Conte com 13º terceiro, bônus e remunerações extras para aumentar o valor da entrada ou quitar parcelas com antecedência para diminuir os juros e o pagamento total
  1. Não acredite em taxa zero. Você sempre conseguirá descontos melhores comprando à vista
  1. Antes de iniciar um financiamento, exija um documento de Custo Efetivo Total (CET) e evite ser surpreendido por taxas extras
  1. Sempre compare as opções de financiamento e o que cada uma delas inclui
  1. Não se deixe levar pelo impulso de fechar o negócio na hora, nem pela pressão de familiares. Fazer a melhor compra exige paciência.

Mais tranquilidade para você

Quer garantir ainda mais tranquilidade ao andar com o seu carro zero? Então conheça o Vivo Multiassistência. Com ele você tem direito a serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção. São opções de socorro mecânico, reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas para comprar um carro zero? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
economizar no seguro do carro
como economizar na limpeza
não consigo pagar financiamento veículo
cadeiras de bebê para automóvel