Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Perseverança é fundamental para quem deseja ter sucesso na carreira

A- A+

Perseverar é uma ação essencial na vida de alguém que busca atingir algum objetivo, seja ele profissional ou pessoal. Será que você está perseverando na busca pelos seus objetivos? “Perseverança é uma qualidade de pessoas que possuem fé. Fé no tocante à esperança”, afirma o professor e consultor de carreiras Wellington Fernandes.

Perseverança: esperançar e não esperar

Uma pesquisa da Hogan Assessments traçou o perfil da população brasileira e da norte-americana, estabelecendo comparações e parâmetros entre suas atitudes. O resultado final mostrou muitas semelhanças entre os dois povos, mas também apontou uma defasagem profunda nos brasileiros quando o assunto é perseverança. O famoso “jeitinho brasileiro” pode ser um dos responsáveis.

Para Wellington Fernandes, a perseverança é derivada da esperança, mas a que vem do verbo esperançar. “Existem muitas pessoas que possuem esperança do verbo “esperar”, e assim apenas esperam e nunca prosperam”, diz o consultor de carreiras. É essa cultura de esperar a oportunidade e os resultados baterem na porta que pode estar faltando para você e para outras centenas de pessoas.

O consultor garante que o sucesso é um resultado dessa perseverança. “Para quem persevera, o simples fato de persistir com seus ideais e não desistir já é uma conquista”, afirma Wellington. Manter-se firme na busca dos seus objetivos e não se deixar abater pelas adversidades ajuda você a ir mais longe em qualquer caminho que trilhar.

E não é preciso mudar sua personalidade ou as coisas em que acredita para isso. A única mudança necessária para quem não quer desistir facilmente dos seus ideais, é a mudança de atitude. “Aqueles que possuem esperança do verbo ‘esperançar’ perseveram, na grande maioria das vezes, sem perder sua individualidade e nem a sua fé”, explica Wellington.

Sucesso na carreira é resultado da perseverança. Foto: Shutterstock

Sucesso na carreira é resultado da perseverança. Foto: Shutterstock

A importância da perseverança

A lei da ação e reação é fundamental, segundo o consultor, para entender a importância da perseverança. “A grande ‘sacada’ no mercado de trabalho, para obtermos destaque em meio à multidão, é fazermos uso do nosso conhecimento, desenvolvermos nossas habilidades e, acima de tudo, tomarmos uma atitude”, indica Wellington.

Conforme o professor, quem segue na busca dos objetivos tem mais facilidade para tomar atitudes positivas. “É através dessa qualidade que podemos tomar atitudes positivas, com total foco em nossos propósitos e sentidos. Logo, será extremamente possível conquistar exatamente aquilo que se deseja ou até mais”, explica Wellington Fernandes sobre o valor da perseverança.

Segundo ele, essa é uma qualidade que pode ser trabalhada e reforçada diariamente. Você não precisa nascer perseverante, mas pode se tornar alguém assim. “Nunca questionar-se se vai ou não dar certo é a chave. Mas sempre ter em mente a seguinte pergunta: Vale a pena? E se a resposta for sim, é assumir um compromisso consigo mesmo e ir em frente”, incentiva o consultor.

Gostou das dicas para ter perseverança? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
melhor lugar para trabalhar
Qualidade de vida no trabalho
Despertador aborda a diferença salarial entre gêneros
Grupo aderiu ao Plano de Demissão Voluntária
Debatendo a promoção de cargo na empresa