Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Permissão Internacional para Dirigir é exigida em destinos no exterior

A- A+

Se você está de malas prontas para uma viagem internacional e planeja alugar um carro para realizar suas atividades no destino visitado, é importante se precaver. A Permissão Internacional para Dirigir, ou Licença Internacional de Condução, pode ser exigida de você para guiar um veículo fora do Brasil.

Como obter a Permissão Internacional para Dirigir

A Permissão Internacional para Dirigir deve ser solicitada junto ao Detran do seu estado. Antes, porém, informe-se com o consulado do país que você vai visitar e verifique se há alguma exigência para o documento.

No site do Denatran, é possível verificar todos os países que aceitam o documento – o que inclui mais de 100 destinos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita em alguns países.

Pode ser solicitada a permissão internacional para dirigir através da internet.

Permissão Internacional para Dirigir deve ser solicitada no Detran do seu estado. Foto: iStock, Getty Images

Para solicitar a Permissão Internacional para Dirigir, você precisar da sua CNH com foto e em situação regular (nem suspensa, nem cassada). O documento tem que estar dentro da validade e não pode ter mudança de categoria.

É importante procurar o Detran com bastante antecedência, principalmente se você mora distante de onde fez a sua CNH. O Detran de São Paulo, por exemplo, só emite a Permissão Internacional para Dirigir para documentos registrados no estado.

Em alguns casos, o motorista pode fazer a solicitação pela internet. Se optar por fazer pessoalmente, o documento também pode ser requerido por parente próximo ou procurador. É necessário comparecer ao Detran com os seguintes documentos (original e cópia): CNH, RG e CPF.

Taxas e retirada do documento

Caso não haja impedimentos, o motorista deve pagar uma taxa. No Detran-SP, o valor é de R$ 233,75. O documento pode ser recebido em casa, nos Correios ou retirado no próprio Detran. Dependendo da localidade, outros postos de atendimento podem ser solicitados para entrega.

No caso de solicitar o recebimento da Permissão Internacional para Dirigir em casa, é importante atualizar seu endereço junto ao órgão. O prazo de entrega, geralmente, é de sete dias úteis. A retirada nas agências dos Correios também pode gerar um custo extra.

Se o seu documento de identidade estiver deteriorado, pode ser necessário fazer outra via. Para emitir a permissão, o Detran exige que o RG esteja em perfeito estado de conservação.

A foto deve ser atual e não pode estar danificada. Também não são aceitas aberturas, replastificação, ou qualquer deterioração que dificulte a identificação do motorista ou a avaliação da autenticidade.

Tranquilidade no exterior

Quer ter mais tranquilidade durante sua viagem à Europa? Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode fazer compras no exterior e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica? Deixe um comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito