Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Perdeu a renda? Veja como manter plano de celular

A- A+

Com um cenário econômico preocupante, os brasileiros começam a se preparar  para cortar gastos e reorganizar o orçamento doméstico. Enquanto alguns gastos fixos como água, luz e combustível se elevam, aumenta também o índice de desemprego no país. A previsão da Organização Mundial do Trabalho é de que o número de brasileiros sem emprego formal chegue ao índice de 7,1% até o final de 2015. Por isso, pode ser importante se planejar e fazer seguros que cubram alguns gastos em caso de perda da renda.

Mas como lidar com a diminuição ou mesmo a perda temporária de renda? A renda é composta de todos os valores recebidos somados, seja a sua renda individual ou familiar. A renda pode ficar comprometida pela diminuição do valor recebido, pelo aumento das contas sem um aumento proporcional do valor que entra mensalmente, ou pela diminuição de produtos vendidos ou serviços prestados em casos de trabalhadores autônomos.

renda

Reordenar gastos é a primeira medida a partir de perda ou diminuição da renda. Foto: iStock, by Getty Images

Renda menor, gastos remanejados

Em caso de perda ou diminuição da renda, a melhor maneira de lidar com a situação é priorizar. É preciso rever quais serviços ou produtos que você usa são dispensáveis ou podem ter seu valor reduzido. Economizar com combustível, água e luz são dicas para a vida toda, mas parece que só damos valor às pequenas atitudes de contenção de gastos quando a situação aperta no bolso.

Outros serviços que você utiliza, além dos básicos para uma vivência confortável, podem ser remanejados. Manter o plano de celular é indispensável para que você possa fazer contatos para novas oportunidades ou para que vocês seja contactado por quem busca o que você tem a oferecer.

Por outro lado, se você usa a internet no celular, que tal rever o plano de conexão que você tem em casa? Se você passa pouco tempo em sua residência e não utiliza toda a capacidade do plano de internet que tem, talvez seja um bom momento permanecer apenas com a conexão oferecida pela operadora de telefonia móvel.

Seguro em casos de perda de renda

Algumas empresas oferecem um tipo específico de seguro em caso de desemprego ou invalidez permanente ou temporário. Esse tipo de serviço pode prever o pagamento das contas de celular e internet, por exemplo, por um tempo determinado estabelecido no contrato.

O seguro evita a inadimplência e o corte dos serviços. Em um cenário em que a internet exerce um papel cada vez mais importante na realocação profissional, o seguro é um facilitador para o desempregado que necessita de telefone e internet para pesquisar novas vagas e manter os contatos profissionais.

Conta garantida

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Gostou das dicas de perda de renda? Deixe seu comentário.

imposto para pequenas empresas
Novo celular chinês
Comparativo de celulares ajuda a escolher
Homem avalia comprar iPhone 5S usado
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado