Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pela aprovação de cartão de crédito, priorize estas cinco dicas

A- A+

No Brasil, já são quase 52 milhões de usuários de cartão de crédito, o que o torna uma das principais modalidades de pagamento do país. Os dados são da pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz ,em maio de 2015. Apesar de cada vez mais comum, muitos jovens que estão começando a ganhar seus primeiros salários não sabem como conseguir a aprovação do cartão de crédito.

seudinheir-aprovacao-de-cartao-de-credito

O rendimento mensal do cliente precisa ser compatível com o perfil de cada cartão. Foto: iStock, by Getty Images

5 dicas para a aprovação de cartão de crédito e de como usá-lo conscientemente

“Mesmo com salário pequeno, hoje em dia, obter cartão de crédito está mais fácil que antigamente. Mas mesmo assim, para isso, precisa manter as transações financeiras de forma adequada, pagar as contas sempre em dia, evitar utilizar limites de cheque especial e não ter o nome nas listas de inadimplência”, afirma a educadora financeira Cíntia Senna.

Outra sugestão dada pela educadora é tentar conseguir seu cartão de crédito com quem você já mantém algum relacionamento (banco que possui conta corrente ou recebe seu salário e lojas que frequentemente realiza compras), o que provavelmente poderá já ter um cartão disponível, pré-aprovado.

Você vai se interessar por:
Fácil aprovação de cartão de crédito também depende de você
Você está preparado para fazer cartão de crédito? Descubra
Seu cartão foi negado? Entenda por que isso aconteceu
Avalie estes 8 pontos antes de solicitar cartão de crédito

“Geralmente, o primeiro cartão pode ter um limite inferior aquele desejado, mas isso é bom para que possa entender o funcionamento dele e utilizá-lo de maneira correta. Quem tem um plástico em mãos, precisa, antes de tudo, ter um bom planejamento financeiro e controle dos seus objetivos e metas. Assim, é possível direcionar melhor seus gastos e controlar seus limites, evitando futuras impossibilidades de pagamento” afirma Cíntia.

A educadora recomenda que se utilize até no máximo 50% da renda com o cartão de crédito, pague sempre sua fatura pelo valor total, evitando pagar o mínimo. Além disso, é fundamental  programar suas compras e controlar os parcelamentos realizados, verificando sempre o capital destinado mensalmente para esse gasto.

“Sempre que for adquirir um produto ou serviço, se questionar se realmente precisa e se terá condições de pagar quando chegar a fatura. Peça isenção das taxas de anuidade ou opte por aqueles que já não tem esse tipo de cobrança”, explica.

Dois motivos que podem dificultar a aprovação do cartão

Renda insuficiente: um dos critérios para liberar o crédito é a renda. O rendimento mensal do consumidor precisa ser compatível com o perfil de cada cartão. Cartões com limites de crédito mais altos e maior pontuação em programas de milhagens, por exemplo, são destinados a pessoas que gastam mais no cartão e têm renda suficiente para arcar com as despesas. Portanto, a instituição financeira procura comprovar se a renda informada na proposta é verdadeira.

Nome sujo: outra informação fundamental diz respeito ao histórico do consumidor. Ter o nome sujo é, praticamente, um sinônimo de ter o cartão negado. Com os dados de renda e histórico em mãos, o banco consegue determinar o risco que um potencial cliente representa. Ele compara aquele perfil com outros semelhantes, identificando qual é a probabilidade da pessoa pagar suas contas em dia.

Cartões de Crédito da Vivo

Você conhece os cartões de crédito da Vivo? Com eles, é possível apresentar vantagens como bônus na recarga, compras nas Lojas Vivo em até 12 vezes sem juros e ainda acumular mais pontos no Vivo Valoriza.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de aprovação de cartão de crédito? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito