Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba identificar a hora de pedir dinheiro emprestado

A- A+

As contas estão vencendo e você já não dorme mais pelo temor das cobranças? Na sua situação, muitas pessoas cogitam pedir dinheiro emprestado, seja um adiantamento do salário na empresa ou mesmo a ajuda de amigos.

Mas será que existe hora certa para recorrer a esse pedido que, por vezes, é constrangedor? Saiba como lidar com essa situação e veja dicas para usar o recurso, quando necessário, com mais consciência.

Se for necessário pedir dinheiro emprestado, primeiro você busque o apoio na família.

Falta uma boa dose de planejamento aos brasileiros quando o assunto é dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Antes de pedir dinheiro emprestado

Se as contas não estão fechando e as dívidas estão batendo na porta, pode ser que você ache que é a hora de pedir dinheiro emprestado. Mas o momento e a forma podem ser bem estudados. O problema é que estudo e planejamento é justamente o que falta aos brasileiros, segundo as estatísticas.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que aproximadamente 62% dos brasileiros estão endividados. Segundo o economista Alfredo Meneghetti Neto, professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS, cerca de 20% das dívidas são impagáveis.

O economista sugere algumas alternativas para recuperar as finanças antes de pedir dinheiro emprestado. “Uma solução bastante moderna hoje são as audiências de conciliação”, recomenda. Dessa forma, a pessoa conta com a ajuda de um juiz leigo para fazer uma mediação com o credor e pleitear a redução e o parcelamento da dívida.

A ideia é ir resgatando receitas ou deixar de ter certas despesas aos poucos, além de ter a possibilidade de limpar o nome, caso ele esteja inscrito em serviços de crédito. Quando a pessoa ainda não está no negativo, é recomendado procurar gerentes de bancos e instituições credoras para negociar, antes de chegar às conciliações judiciais.

Outra possibilidade extrema é a suspensão de pagamentos em benefício da manutenção daqueles que são exclusivamente para subsistência até que possa superar essa fase. Contas de luz, alimentação, entre outras, devem ser priorizadas. Ao recuperar alguns valores, você pode retomar a quitação dos demais débitos.

Você vai se interessar por:

Dinheiro emprestado com nome sujo: veja cuidados a tomar

Saiba como pedir crédito emprestado Vivo para falar no celular

Saiba como pedir crédito emprestado da Vivo

Pedir dinheiro emprestado com consciência

Se você não administrou bem seu dinheiro, a premissa é que pode não administrar bem o dos outros. O economista aconselha, porém, que, se for necessário pedir dinheiro emprestado, primeiro você busque o apoio na família. “Se for possível, a ideia é fugir dos juros ou negociar um valor menor”, sugere.

No entanto, nem todos os casos são de má administração. Podem haver imprevistos ou excesso de boa fé que resultem em crédito negativado. Se você tiver sido vítima da confiança exagerada e aprendeu a lição, pode ser que pedir dinheiro emprestado para saldar uma dívida que tenha juros maiores ou antecipar um crédito seja uma boa ideia.

É importante não perder de vista o objetivo principal do empréstimo, não contrair novas dívidas e manter as contas pagas dentro do orçamento. Isso evita que a dívida volte a crescer e seja criado o efeito bola de neve, em que a pessoa pede um empréstimo para pagar outro. Havendo disciplina, é possível superar essa fase.

Crédito antecipado no celular

A falta de dinheiro não deve atrapalhar suas ligações telefônicas. Ao menos se você utilizar um serviço prático e rápido para fazer ligações ou mandar SMS: o Crédito Antecipado Voz, da Vivo. Com uma mensagem SMS para o número 730 com a palavra “crédito”, ou com uma ligação para o portal de voz pelo número *8013, a operadora antecipa uma recarga de R$ 3. O crédito do celular pode ser utilizado no prazo de dez dias e será descontado, automaticamente, da sua próxima recarga.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado
Aprendendo como transferir licença do Office