Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pechincha pode valer a pena: veja dicas para pagar menos

A- A+

A pechincha é uma prática que ajuda você a conseguir preços mais atrativos na hora de fazer uma compra, mas exige que a vergonha seja deixada de lado e o seu lado negociador assuma a situação. Afinal, é preciso estar pronto para oferecer propostas e saber lidar com as negativas.

3 dicas para ajudar na pechincha

Especialmente nas lojas de redes maiores, a pechincha não costuma ser uma opção. Já no comércio local, a prática é comum e pode render descontos maiores do que você imagina. Tudo depende de saber como negociar. Mas se esse não é o seu perfil, confira as dicas do educador financeiro Antonio Nascimento e descubra como economizar:

– Compre sempre à vista: embora utilizar as vantagens de parcelamento do cartão de crédito possa parecer uma alternativa atraente, ter dinheiro disponível no momento da compra significa poder de negociação. Para as lojas, é vantajoso receber a quantia na hora, então elas costumam estar disponíveis a aceitar propostas de descontos

– Converse com o gerente: em geral, o gerente é a pessoa autorizada a negociar com os clientes e conceder preços diferenciados. Por isso, se o vendedor não estiver liberado a dar descontos, faça uma tentativa e peça para conversar com o responsável pela loja

– Faça cotações antes de negociar preços: ter a certeza de realizar o melhor negócio também exige que você esteja disponível a pesquisar preços e condições. Se o preço da primeira loja ainda não está de acordo com as suas expectativas, visite outros locais e compare. Lembre-se de anotar todas as propostas que foram oferecidas e utilize-as para negociar os valores oferecidos.

Com dinheiro disponível para a compra à vista, a pechincha fica mais fácil. Foto: iStock, Getty Images

Com dinheiro disponível para a compra à vista, a pechincha fica mais fácil. Foto: iStock, Getty Images

Preços mais baixos além da pechincha

Mas o economista Bernardo Baggio lembra que há ainda outra forma que pode representar economia no seu bolso: a compra pela internet. Nesse caso, a pechincha não é uma opção, mas os preços podem ser mais atrativos.

Como tudo está disponível em poucos cliques, não hesite em pesquisar e comparar os valores cobrados em diferentes sites. Também faça simulações com o custo do frete e tenha a certeza de que ele não vai tornar a compra inviável. Prazos de entrega e a política de troca e devolução da loja também devem ser considerados.

Conta corrente sem complicação

Quer um modo de guardar o seu dinheiro e ter mais possibilidades de negociar? Conheça o Vivo Zuum, uma conta pré-paga que funciona pelo seu celular. Com ele você só utiliza o dinheiro depositado, tudo nem necessidade de comprovar renda ou abrir conta em banco.

Confira mais algumas vantagens:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para ajudar na hora da pechincha? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv