Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Peças de Lego serão feitas com material sustentável

A- A+

Para reduzir o impacto no meio ambiente, as peças de Lego devem ser feitas com um material sustentável, isento de de plástico. De acordo com as metas da empresa, o projeto deve ser realizado até o ano de 2030.

Para isso, a Lego investiu US$ 1 bilhão na construção de um centro de pesquisa situado em Billund, Dinamarca, com o propósito de pesquisar, desenvolver e implantar novas matérias primas sustentáveis ​​para seus brinquedos e, também, materiais de embalagem. A previsão é que o centro entre em funcionamento ano que vem, e conte com 100 funcionários.

“Nós já demos passos importantes para reduzir a nossa pegada de carbono e deixar um impacto positivo no planeta através da redução do tamanho da embalagem, da introdução de embalagens certificadas pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal, na sigla em inglês) e nosso investimento em um parque eólico. Agora estamos acelerando o nosso foco em materiais”, declarou à CNN o CEO e presidente do Grupo Lego, Jørgen Vig Knudstorp.

seudinheiro-Pecas-de-Lego

A empresa utiliza mais de seis mil toneladas de plástico para fabricar seus produtos anualmente. Foto: iStock, Getty Images

Em entrevista ao site norte-americano Fast Company, o assessor de imprensa da Lego, Roar Trangbaek disse que o novo material dos brinquedos pode envolver plásticos reciclados, mas é mais provável que seja algo orgânico, por causa dos desafios da reciclagem

Desde 2013, o Grupo Lego possui uma parceria Climate Savers  com a ONG World Wide Fund for Nature (WWF), que consiste em concentrar esforços na melhor avaliação de sustentabilidade global e impacto ambiental dos novos materiais de base biológica.

Material atual das peças de Lego

Febre entre crianças e adultos desde 1947, quando a empresa começou a fabricar seus brinquedos, a partir de 1963 as peças de Lego têm sido feitas com um forte plástico conhecido como acrilonitrila butadieno estireno (ABS), baseado no petróleo.

Você vai se interessar por:
Conheça 5 brinquedos lançados com sucesso em 2014
Confira 7 jogos de tabuleiro criados há mais 30 anos

O maior problema desse tipo de material é que três quartos da pegada de carbono da empresa são resultados da extração e do refino de petróleo utilizado em suas peças, causando enorme mal ao meio ambiente.

Segundo a NBC News, a empresa utiliza mais de 6 mil toneladas de plástico para fabricar seus produtos anualmente. No final do ano passado, a Lego terminou um contrato de 50 anos com a Shell, por causa das perfurações que a petroleira fará no Ártico em 2015.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito