Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Patinação: conheça benefícios e veja o que precisa para praticar

A- A+

A patinação, seja ela no gelo ou mesmo em pistas de caminhadas, é uma opção de lazer e também um esporte que pode ser praticado por crianças e adultos. Além de oferecer diversão para a família inteira, são diversos os benefícios oferecidos também ao corpo.

O mais perceptível deles é a capacidade de equilíbrio, que se desenvolve como uma necessidade para que as rodas deslizem sem que as quedas apareçam como consequência. Se no início essa parece uma tarefa quase impossível, com o passar do tempo o movimento se torna natural.

Conheça os benefícios da patinação

O patins inline pode ser utilizado em pistas específicas ou mesmo na rua. Foto: iStock Getty Images

O patins inline pode ser utilizado em pistas específicas ou mesmo na rua. Foto: iStock Getty Images

Em busca do equilíbrio, a prática da patinação permite que a sua postura seja corrigida e que as costas se mantenham retas, com o abdômen contraído. Já no movimento de levantar um pé enquanto o outro chega ao chão, é a coordenação motora que se desenvolve.

Com a força exercida pelos membros inferiores, a resistência muscular e a flexibilidade também aumentam, ao mesmo tempo em que você aprende a controlar a sua respiração durante a prática de exercícios físicos. Mas, para que os benefícios não se transformem em problema, é fundamental utilizar equipamentos de segurança, como é o caso de capacetes, joelheiras e cotoveleiras – e a dica não vale apenas para as crianças.

Os valores para quem deseja contar com equipamento próprio variam de acordo com o modelo e o estilo de esporte escolhido. No Vivo Compras, uma par de patins inline para adultos pode ser encontrado por preços que variam entre R$44,90R$ 229,99.

A patinação no gelo é apenas uma das modalidades possíveis e ajuda a desenvolver o equilíbrio. Foto: iStock, Getty Images

A patinação no gelo é apenas uma das modalidades possíveis e ajuda a desenvolver o equilíbrio. Foto: iStock, Getty Images

 

Patinação no gelo

Nos países em que a neve é uma constante durante o inverno, a formação de pistas de gelo naturais encantam turistas e mesmo os moradores locais. Para a gerente comercial do Point da Neve, Cristina Todeschini, uma das vantagens dessa modalidade são os custos mais baixos, quando comparados ao envolvidos na prática de esqui e snowboard, por exemplo.

“Os rinques de patinação costumam cobrar uma taxa de utilização por hora, mais o aluguel das botas especiais para patinação no gelo. Os custos variam de cidade para cidade, mas costumam ser custos bem mais baixos”, explica ainda.

No Brasil, a formação de pistas durante o inverno não é uma possibilidade, pelo menos não de maneira natural. Ainda assim, é possível contar com os locais em que o gelo sintético é o responsável por permitir a prática mesmo, mesmo durante os meses mais quentes.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você também quer começar a praticar a patinação? Comente!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como lidar com a avareza
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho