Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como investir dinheiro com menos riscos e boa rentabilidade

A- A+

Você acha que é muito jovem para começar a aplicar suas economias? O quanto antes começar a pensar no assunto, maiores serão suas chances de garantir um futuro financeiramente tranquilo. Mas, para isso, é preciso saber como investir dinheiro sem ter tantos riscos e ainda assim conseguir uma boa rentabilidade.

O investimento mais indicado por especialistas em situações assim, especialmente quando se está começando, é o Tesouro Direto. Segundo o analista de investimentos da corretora Rico, Roberto Indech, essa aplicação alia boa rentabilidade, baixo risco e pequeno valor para aplicação. Confira a seguir um passo a passo de como investir dinheiro nessa modalidade.

seudinheiro-Como-investir-dinheiro

Conte com auxílio especializado para fazer o melhor investimento financeiro. Foto: iStock, Getty Images

Como investir dinheiro no Tesouro Direto

Passo 1: Escolha o agente de custódia

Para começar a investir dinheiro no Tesouro Direto, você precisa ter um CPF válido e uma conta em algum banco. A partir daí, é preciso escolher uma instituição financeira (bancos e corretoras), também chamada de agente de custódia, para intermediar suas transações com o investimento.

No site oficial do Tesouro Direto, você encontra a lista de todas as instituições habilitadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar com títulos públicos federais.

Recomenda-se escolher os agentes de custódia que cobram as menores taxas de administração e aqueles que possuem o ambiente online integrado em tempo real com o do Tesouro Direto.

Passo 2: Cadastre-se junto à instituição financeira

Após a escolha, você precisa entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o seu cadastramento. É preciso, então, fornecer a documentação necessária para que esse agente de custódia abra uma conta em seu nome para operar com o Tesouro Direto.

A partir disso, você irá receber uma senha provisória da BM&FBovespa para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto, em que são realizadas as operações de compra e venda, assim como consultas a saldos e extratos.

Depois de receber a senha provisória, é recomendado que a troque por uma nova, que deverá conter entre 8 e 16 dígitos, composta por letras, números e caracteres especiais. Pronto! Agora, você já está habilitado e pode começar a investir.

Passo 3: Escolha o meio para investir

Você pode começar a investir de três maneiras diferentes:

Site do Tesouro Direto: com a sua senha, você acessa a área restrita do site e realiza a compra, a venda, a programação de investimentos e a consulta de extrato, dentre outras transações.

Site do seu Agente de Custódia: algumas instituições habilitadas integraram seus sites ao do Tesouro Direto, tornando-se um agente integrado. Isso significa que você pode comprar e vender títulos públicos no site da própria instituição financeira, a qualquer momento, com os mesmos preços e taxas do site do Tesouro Direto.

Por meio de seu Agente de Custódia: você autoriza sua instituição financeira a negociar títulos públicos em seu nome. Procure saber se o agente de custódia que você escolheu oferece essa funcionalidade.

Você vai se interessar por:

Você está no segundo lote de restituição do IR? Saiba onde investir o dinheiro

ETF: fundos de índice diversificam risco de investir na bolsa

O Tesouro Direto oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade: prefixada, de prazos de vencimento e de fluxos de remuneração. É importante verificar qual desses modelos de investimentos se encaixa no seu objetivo financeiro.

Apesar de possuir riscos baixos, segundo Roberto Indech, não pode ser deixado de lado o o perfil de aplicação, o prazo e quais seus objetivos (curto, médio e longo) com esse investimento.

Concebido em 2002, o Tesouro Direto surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, ao permitir aplicações com apenas R$ 30,00.

 

Gostou das dicas de como investir dinheiro? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena