Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Passo a passo: como fazer um memorial pessoal

A- A+

Se você pretende se candidatar para um cargo público ou deseja participar de um processo de seleção acadêmica para mestrado ou doutorado, é recomendável que aprenda como fazer um memorial pessoal o quanto antes.

Isso porque o memorial pessoal – também conhecido como memorial descritivo – é um documento autobiográfico que costuma ser exigido em processos seletivos para cargos públicos e acadêmicos.

A ideia é entender o perfil do candidato, compreender suas ambições e analisar sua trajetória pessoal para descobrir se há compatibilidade com a vaga à qual ele se candidatou. Neste artigo, vamos explicar como fazer um memorial pessoal, com dicas para que você simplifique o processo e consiga potencializar suas chances de ser aceito. Preparado?

Saber como fazer um memorial pessoal faz a diferença na hora de conquistar uma vaga em cargo público ou acadêmico.

Memorial pessoal é essencial para seleções em mestrados e doutorados. Foto: iStock Getty Images

Como fazer um memorial descritivo

Selecionamos algumas dicas para facilitar sua tarefa. Confira:

  1. Entenda a finalidade

O primeiro passo para criar um memorial descritivo é compreender o objetivo desse documento. Se ele foi solicitado como parte do processo seletivo para um cargo público, você precisa analisar as competências necessárias para o cargo e descobrir de que forma o seu memorial pode contribuir para a seleção.

Em geral, o memorial pessoal reúne informações sobre a trajetória pessoal, profissional, acadêmica e intelectual do candidato, para que a banca responsável pela seleção consiga avaliar o perfil e tomar a melhor decisão.

  1. Faça um retrospecto da sua vida

É hora de analisar toda sua trajetória, desde o dia em que foi concebido, para identificar os pontos relevantes e dar o merecido destaque no memorial pessoal. O que contribuiu para que você seja quem é hoje? Quais foram as principais influências para sua escolha profissional e acadêmica? Quem lhe inspira?

  1. Siga um modelo

Com um modelo em mãos, fica mais fácil entender o que é necessário para criar um memorial descritivo pessoal. Se possível, solicite a colegas, amigos ou familiares que já passaram por um processo seletivo semelhante, ou procure na Internet por modelos específicos para a sua seleção.

Como fazer um memorial pessoal acadêmico

Como o próprio nome explica, o memorial acadêmico pessoal foca na carreira acadêmica do candidato. Nesse caso, é preciso dar destaque para participações em cursos, diplomas adquiridos, aulas ministradas, pesquisas realizadas, etc.

Tudo que for relevante na sua trajetória precisa constar no memorial acadêmico, porque é com base nessas informações que a sua participação em um Mestrado ou Doutorado será avaliada.

O memorial acadêmico é fácil de fazer, porque, ao adotar uma ordem cronológica para os acontecimentos, basta descrever como cada um deles influenciou suas escolhas e contribuiu para sua construção intelectual.

Você vai se interessar por:

Exemplo de memorial pessoal

A seguir, você confere um exemplo de memorial pessoal, com tópicos que devem ser cumpridos por meio da redação:

Introdução: o que é o documento e qual seu objetivo

Ensino Fundamental: o início da sua formação

Ensino Médio: a fase das descobertas e de consolidar escolhas

Graduação: a opção pelo curso, os desafios da graduação, o crescimento intelectual

Atividades profissionais anteriores: sua carreira profissional

Participação em eventos, congressos, seminários e cursos de capacitação: elenque os principais

Intenções: por que você deseja a vaga?

Por fim, vale lembrar que o memorial descritivo deve ser redigido na primeira pessoa, como um legítimo relato pessoal sobre os acontecimentos.

E aí, gostou da matéria? Então ajude a divulgar o artigo compartilhando o link com seus seguidores nas redes sociais. Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria