Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Passo a passo: como agendar o seguro desemprego

A- A+

O seguro desemprego é um benefício concedido ao trabalhador brasileiro em regime de CLT. Se você foi demitido sem justa causa, é seu direito receber esse valor. Mas é preciso saber como agendar o seguro desemprego, antes que o prazo da solicitação expire e você acabe perdendo essas parcelas que podem ser um alívio para as despesas mensais.

é preciso saber como agendar o seguro desemprego, antes que o prazo da solicitação expire.

Entender como agendar o seguro desemprego é fundamental para garantir o benefício. Foto: iStock, Getty Images

Veja como agendar o seguro desemprego

Aquele que devem receber o benefício têm como agendar o seguro desemprego em diferentes postos de atendimento credenciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. As Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), as agências do Sistema Nacional do Emprego (SINE) e da Caixa Econômica Federal, em casos de trabalhadores rurais, são alguns desses postos.

Para que as parcelas sejam disponibilizadas, é preciso agendar o seguro desemprego em um período de 7 a 120 dias após a demissão. Nesse prazo, o desempregado deve procurar algum dos postos de sua preferência, levando em mãos os documentos exigidos pelo governo. Confira quais são eles:

  • Comprovante de requerimento do seguro desemprego
  • Documento de identificação com foto
  • CPF
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP
  • Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos
  • TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho​), com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço.

Sem a presença do trabalhador desempregado em uma agência ou posto de atendimento, não há como agendar o seguro desemprego. Porém, é possível adiantar o processo pela internet. Através do Sistema de Atendimento Agendado do Governo Federal, você pode inserir a cidade e a unidade em que deseja ser atendido e marcar a data que melhor se encaixa nos seus planos.

Também é possível definir em qual horário você quer ser atendido. Você pode consultar a data e a hora agendadas sempre que quiser, evitando errar no comparecimento. E se houver algum contratempo, você também pode cancelar o seu atendimento agendado através do mesmo site.

Você vai se interessar por:

Quem pode agendar o seguro desemprego

Ter sido dispensado do emprego sem justa causa é um dos requisitos para receber o seguro desemprego, mas não é o único. Além dessa condição, o trabalhador precisa ter recebido ao menos 12 salários nos últimos 18 meses antes do requerimento, caso esteja solicitando pela primeira vez. Se for a segunda solicitação, são 9 salários nos últimos 12 meses. Na terceira, 6 meses consecutivos de salário.

Também pode receber o  trabalhador formal que teve contrato suspenso por participar de curso de qualificação profissional oferecido pelo empregador, o pescador profissional – durante o período do defeso – e o trabalhador resgatado de condição semelhante à escravidão.

Depois de agendar o seguro desemprego, esses trabalhadores podem sacar o seu benefício em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas, caso seja portador de um Cartão do Cidadão. Se não for, deve procurar uma agência da Caixa, com um documento de identificação em mãos, para que possa receber.

o que é a lei de diretrizes orçamentárias
valor mínimo para pensão alimentícia
procurar emprego na internet
melhor lugar para trabalhar
direitos do consumidor
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade