Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Passo a passo: aprenda como montar uma cafeteria

A- A+

Se você tem espírito empreendedor e está em busca de uma opção de negócio, saber como montar uma cafeteria pode ser a chave de uma história de sucesso. Afinal, esse grão tradicional na história econômica do país ganha novos admiradores a cada dia que passa.

Um estudo realizado pelo Sebrae em 2014 aponta que o crescimento anual dos cafés gourmet é de 15%, enquanto das lojas tradicionais é de 3%. Outro dado positivo é que o consumo de produtos gourmet nos próximos dez anos deve passar dos atuais 5% para 10%.

Para saber como montar uma cafeteria primeiro é necessário conhecer o mercado.

Franquia é opção para abrir uma cafeteria no Brasil. Foto: iStock Getty Images.

Já a Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic) estima que existam 3,5 mil cafeterias em atividade no Brasil, com a maioria do seu pública na faixa etária dos 25 aos 60 anos, pertencentes às classes A e B.

Como montar uma cafeteria passo a passo

Para abrir uma cafeteria, basicamente você precisará de um salão, balcão, um estoque de matéria-prima, depósito de material de limpeza, cozinha, banheiros para clientes, banheiros para funcionários e escritório. Para o atendimento, é necessário ainda uma pia, refrigeradores, estufa de salgados, vitrine de doces, moinho e máquina de café.

A maneira mais simples de começar, conforme orientação do Sebrae, é por meio de franquias ou quiosques instalados em galerias, livrarias e shoppings. Nesse caso, a marca já fornece todo o know-how para o franqueado.

Capacitação

Para incrementar seu negócio, é interessante investir em um barista – o profissional especializado em cafés. Além de possuir um extenso conhecimento sobre grãos, ele também é capacitado para preparar receitas diferenciadas.

Produtos

O cardápio é o ponto forte de uma cafeteria. Por isso, servir um bom expresso não é o suficiente para o sucesso do negócio. É interessante investir em outras versões da bebida como as geladas e as que levam álcool (como conhaque, uísque e licor).

Além disso, o cardápio deve ser variado, incluindo sucos, refrigerantes, salgados, doces diversos – de uma simples barra de chocolate até tortas. Se quiser ganhar uma fatia maior de clientes, a dica é incluir alguns sanduíches especiais, que possam substituir um almoço.

Peculiaridades do negócio

Além de ser um dos mais tradicionais produtos brasileiros mundo afora, o café também é sinônimo de charme. Além de chique, ele está diretamente associado a elementos culturais como a literatura e a arte.

Por isso, não é raro encontrar cafés que comercializem livros e objetos de arte, ou ainda que concedam espaço para atividades culturais como shows e saraus poéticos. Ainda que você não possa conciliar tudo isso no início, é preciso esbanjar na criatividade e no charme da decoração. Afinal, uma cafeteria pede um ambiente agradável, descontraído e bonito.

Você vai se interessar por:

E aí, aprendeu um pouquinho mais sobre os passos iniciais para montar uma cafeteria? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria