Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Passaporte roubado: saiba o que fazer se passar por essa incômoda situação

A- A+

Você tem um visto americano válido e teve seu passaporte roubado. E agora, quais são os procedimentos?

Se você achou que ter seu passaporte roubado e precisar fazer o documento novamente, pagar taxas e registrar a queixa na polícia era a pior parte, prepare-se para a má notícia. A política antifraude do governo americano é bem rígida, e você terá que fazer uma nova entrevista caso queira novamente um visto para viajar aos Estados Unidos.

É importante ficar atento aos procedimentos após ter o passaporte roubado.

Em caso de passaporte roubado, visto americano precisa ser solicitado novamente. Foto: iStock, Getty Images

Visto americano no passaporte roubado

Mesmo que o seu visto esteja válido no passaporte roubado, a regra é clara: não há reemissão de visto. É necessário ainda registrar o que aconteceu levando ou encaminhando cópia do Boletim de Ocorrência feito na Delegacia ao Consulado Americano mais próximo com as seguintes informações:

– Último e primeiro nome da mesma forma como escrito no passaporte (utilize LETRAS MAIÚSCULAS)

– Data de nascimento e número do passaporte

– Faça uma descrição de onde e como o passaporte foi roubado

– Data do roubo

– Telefone e e-mail para contato.

Conforme a Embaixada Americana, os vistos são válidos até a data de expiração, inclusive em um passaporte vencido. Se o seu passaporte roubado não foi o que inclui o visto, apenas deve fazer o novo passaporte válido e viajar levando junto o passaporte vencido com o visto em vigor.

Porém, se o visto estava no passaporte roubado, a Seção Consular não pode reemitir o visto invalidado e ele será cancelado quando você informar o ocorrido. O Boletim de Ocorrência também será necessário para solicitar um novo passaporte na Polícia Federal.

Na Unidade da PF é preciso comparecer com documento de identidade e preencher o formulário “Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem”, e então fazer o requerimento de um novo documento.

Você vai se interessar por:

Novo passaporte

O passaporte mudou recentemente. O prazo de validade agora é de 10 anos, e a taxa a ser paga é de R$ 257,25. A solicitação é feita pelo site da Polícia Federal, em “Requerer Passaporte”. Dentro da página “requerer passaporte”, coloque suas informações no formulário e digite o código de segurança para que seja gerada a guia de pagamento.

Atualmente a coleta da foto, digitais e assinatura são feitas na própria unidade da Polícia Federal que você escolher. Por esse motivo é preciso ir pessoalmente na data agendada. A entrega em geral gira em torno de 6 dias úteis.

A Polícia Federal lembra que o passaporte não é um documento renovável: quando vencido, outro deve ser solicitado, e o antigo deve ser apresentado. Em caso de roubo ou qualquer outro extravio o B.O. substitui o original. Por isso, lembre-se de fazer o registro e apresentar na hora em que for solicitado.

Não deixe para a última hora a regularização da sua situação. Além de evitar dores de cabeça com relação do uso de seus documentos por terceiros, você pode precisar viajar e ainda não estar com a documentação em dia, especialmente o visto, que depende de agendamento.

E aí, curtiu as dicas de como proceder caso tenha seu passaporte roubado? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
investir para viajar
tipos de contabilidade
cartão de crédito internacional vale a pena
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde