Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Passagem aérea: aprenda a encontrar os melhores preços

A- A+

Quem viaja com frequência sabe como a passagem aérea pode ser cara e representar boa parte dos custos de uma viagem. No entanto, é possível economizar e conseguir preços mais acessíveis. O segredo está no planejamento e na antecedência com que as escolhas são feitas. Veja abaixo alguns cuidados que podem ajudar a gastar menos dinheiro e evitar que esse valor atrapalhe o seu orçamento.

Para quem quer economia, esperar algum tempo no aeroporto pode ser necessário.

Para quem quer economia, esperar algum tempo no aeroporto pode ser necessário. Foto: iStock, Getty Images

Planeje a compra da passagem aérea

Economia e planejamento andam sempre juntos. Não é à toa que a supervisora para a Região Sul da agência CI, Ana Flora Bestetti, alerta que comprar a passagem com meses de antecedência sempre rende bons descontos.

Ela exemplifica que, com a compra seis meses antes, é possível ir à Nova Zelândia por US$ 1,3 mil. Mais perto, este valor salta para US$ 1,7 mil. Isso ocorre porque as companhias aéreas sempre cobram menos nos primeiros lotes vendidos para cada voo.

Se você quer pagar menos para viajar, é preciso ter atenção também à data. A passagem aérea sempre será mais barata em períodos de baixa temporada e longe de feriados. Quanto mais pessoas disputarem a mesma poltrona, mais caro você pagará.

“De março a junho e de setembro a novembro, são períodos considerados como baixa estação e é mais fácil conseguir opções com melhores custos”, aconselha Ana Flora. A hora e o dia de sua viagem também interferem no preço. Se for possível, escolha viajar nas terças-feiras, quartas-feiras e sábados, especialmente no caso de viagens nacionais. Da mesma forma, voar entre 10 e 16 horas também pode sair mais em conta.

passagem-aerea

Passagem aérea e agências de viagem

Na frente do computador, você pode comprar sua passagem aérea com um preço promocional. Caso opte por fazer tudo você mesmo, é importante comparar e pesquisar bem as alternativas de voos e companhias aéreas. As buscas nos agregadores de preços online são o melhor modo para fazer isso.

Procurar as melhores ofertas também exige tempo e paciência. Elas nem sempre são as mais divulgadas e podem variar de um dia para o outro. Em geral, as companhias aéreas atualizam seus preços na terça-feira à tarde. Muitas promoções duram pouco, então é preciso estar ligado.

Bestetti, no entanto, alerta para a necessidade de ter atenção na hora de fazer a compra pelos agregadores de passagem. Ela diz que, muitas vezes, os preços anunciados trazem o valor do bilhete sem as taxas aeroportuárias, o que pode criar uma falsa impressão de desconto.

Compre com facilidade e segurança

Quer encontrar os melhores preços na hora de comprar a sua passagem aérea? Então é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
queda do dólar