Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Parcelamento no cartão: saiba utilizar o crédito a seu favor

A- A+

Comprar à vista, não importa o meio de pagamento, costuma ser mais vantajoso do que dividir a aquisição em prestações. Mas não se engane: em várias situações, o parcelamento no cartão de crédito também se mostra uma boa escolha. O primeiro passo é conhecer bem o chamado dinheiro de plástico e saber usar a ferramenta.

Parcelamento no cartão de crédito é opção para evitar o endividamento.

Parcelamento no cartão é um bom negócio se você souber se organizar financeiramente. Foto: Shutterstock

Quando usar o parcelamento no cartão

Utilizar o cartão de crédito e fazer compras com parcelamento no cartão não é pecado, desde que haja controle. É o que acredita José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil. “O problema é ir parcelando e não controlar o que já tem na fatura, que vai ‘engordando’ sem que a pessoa perceba”, explica.

Outra dúvida recorrente diz respeito ao número de parcelas a definir ao fazer uma compra. É preferível pagar em menos vezes ou esticar o pagamento? Há um número máximo indicado para que a compra não se torne um problema?

Conforme Vignoli, o número de parcelas vai depender da situação e da forma como cada pessoa lida com o dinheiro, suas compras e sua fatura. “Vale esticar, o valor pode justificar, mas a pessoa não pode juntar a parcela com outras despesas e novas compras, mesmo que pequenas, ou a próxima fatura já vai chegar pesada”, diz.

Uma compra de valor alto pode justificar um parcelamento maior. Mas o economista alerta que essa despesa será recorrente por alguns meses, exigindo cuidado ao fazer novas contas. Por outro lado, se bem utilizado, o recurso pode deixar seu mês mais leve ao distribuir uma conta de maior vulto em um período maior.

O ideal é que a pessoa acompanhe a fatura, verifique quais as parcelas estão encerrando e quantas ainda há por vencer. Tudo deve caber no orçamento antes de assumir novos compromissos.

É preciso ter em mente que o responsável por fazer a fatura crescer é o usuário, pois ela não aumenta sozinha. “Não falo mal do cartão de crédito, é como falar mal de um carro, se mal usado, vira uma arma”, reflete Vignoli.

Aproveite as vantagens

Lembre-se de que os cartões também oferecem vantagens como programas de pontos que revertem em outros benefícios e descontos. A administração deles, no entanto, é responsabilidade sua. Quem está adimplente e sabe lidar bem com a ferramenta, só tem a ganhar, pois o crédito cumpre sua função original.

A melhor dica – seja em caso de parcelamento ou compra à vista no cartão – é fazer sempre os pagamentos em dia e no valor total da sua fatura. Dessa forma, você utiliza o crédito a seu favor e não entra em endividamento nem em bolas de neve geradas pelos juros, que incidem no valor que você deixar de pagar se optar pelo pagamento mínimo do cartão.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você costuma recorrer ao parcelamento no cartão? Tem uma boa dica? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito