Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Simulador de empréstimo ajuda a definir investimentos

A- A+

Para o brasileiro, toda conquista é suada. É geralmente assim, com sofrimento e contas apertadas, que os sonhos são realizados, seja para encontrar uma moradia ou comprar um veículo. Se você é uma pessoa cuidadosa, que só aplica o dinheiro depois de se certificar bem acerca do investimento, utilizar um simulador de empréstimo é fundamental. Conheça essa ferramenta e não feche um negócio maior que o seu bolso comporta.

Um simulador de empréstimo é uma ferramenta que auxilia o consumidor a conhecer vários cenários de um financiamento. Ele costuma ser disponibilizado em sites de instituições bancárias e financeiras que liberam crédito a pessoas físicas e jurídicas.

A sua principal função é demonstrar todas as possibilidades de um financiamento. A depender da ferramenta, o consumidor pode utilizá-la para saber sobre quantidade e valores de parcelas em diferentes situações de empréstimos referentes a crédito pessoal, compra de imóveis, carros ou máquinas e equipamentos, por exemplo.

Como usar um simulador de empréstimo

De modo geral, a depender do objetivo do financiamento, o consumidor preenche uma série de dados para que o simulador de empréstimo faça os cálculos do cenário ideal de negociação para cada pessoa.

No caso de uma simulação de empréstimo para a compra de um veículo, por exemplo, a ferramenta pode solicitar informações sobre a modalidade do financiamento, tipo de carro, ano de fabricação, valor da transação e de entrada e em quanto tempo o usuário poderá quitar a dívida.

Já as informações de uma simulação de empréstimo para aquisição de um imóvel são diferentes. Algumas perguntas feitas nesse tipo de cenário são: estado em que o imóvel está localizado, tipo de bem (novo ou usado), seu valor, se o interessado já possui financiamento imobiliário ou imóvel próprio e idade do comprador.

A maioria dessas ferramentas disponíveis online é intuitiva, de fácil preenchimento e entendimento pelo usuário. E o melhor: sozinhas, elas realizam todos os cálculos necessários para a simulação.

No caso dos simuladores de instituições bancárias e financeiras, o consumidor pode imprimir o resultado da pesquisa e apresentá-lo em uma de suas agências. As instituições revisam a simulação e ajustam as parcelas de acordo com os juros vigentes, que podem variar entre o momento da pesquisa e a consulta à instituição.

Simulador de empréstimo na CEF

Simulação pode ser impressa e levada até a agência. Foto: Richard Dettenborn, Agência Caixa

Conforme informações disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal em seu site, os valores obtidos na simulação ficam muito próximas das mensalidades, mas podem ser alterados, já que os juros cobrados dependem da taxa Selic.

Ainda segundo a Caixa, os dados obtidos com a simulação não têm força de proposta, e o valor das parcelas reais do empréstimo são definidas apenas na assinatura do contrato da transação. Antes de fechar o negócio, o banco ou financeira fazem uma análise de crédito do consumidor para aprovação do empréstimo.

Você vai se interessar por:

Saiba como aproveitar os simuladores de crédito

Taxa de juros em empréstimo consignado é mais baixa, mas também exige atenção

Entenda como funciona o empréstimo com débito em conta corrente

Um outro tipo de simulador

Para os consumidores que não querem comprar bens, mas apenas quitar dívidas, uma dica é buscar o simulador de troca de dívidas do site Meu Bolso Feliz, do SPC Brasil. A ferramenta ajuda o usuário a saber se vale a pena trocar uma dívida com juros mais altos, como do cheque especial, por exemplo, por outra de taxa menor.

O simulador de troca de dívidas é fácil de usar. Com dados sobre o valor total da dívida e de suas parcelas mensais, além de quantas parcelas faltam para ela ser quitada, a ferramenta informa ao consumidor se vale a pena ou não fazer um crédito consignado para trocá-la.

Economize e ganhe bônus

Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios. Para acionar o serviço, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Aprendeu a usar o simulador de empréstimo? Deixe seu comentário.

Empréstimo ou financiamento
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote