Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Para não perder crédito, cliente deve estar atento à validade do cartão

A- A+

Prestar atenção à data de validade do cartão de crédito não é, em geral, um procedimento padrão dos consumidores. Normalmente, o olhar aos pequenos números que estão na frente do cartão ocorre em duas situações: no momento das compras pela internet, que exigem o preenchimento do dado, ou no momento de ter uma compra recusada em uma loja física por conta da data de validade expirada.

A situação piora se você, por exemplo, está em uma viagem e conta com o cartão de crédito para as despesas do dia a dia. O alerta só ocorre quando já não é mais possível contornar o problema e a validade do cartão está vencida.

“Canso de ver gente em aeroporto com documentos vencidos. Verifique sempre a validade de procurações, carteira de motorista e dos cartões de crédito com antecedência”, recomenda Christian Barbosa, especialista em administração do Tempo da Triad PS.

validade-do-cartao

Contatar seu banco é importante quando o fim da validade do cartão se aproxima. Foto: iStock, by Getty Images

Atenção para evitar problemas com a validade do cartão

Ao solicitar um cartão de crédito ou débito, a validade do cartão dada pelo banco é extensa. O procedimento padrão das instituições bancárias para quando a data limite se aproxima é feito para minimizar qualquer tipo de problema ao cliente: o novo cartão, ainda bloqueado, é enviado para o endereço cadastrado.

Após uma ligação ao número indicado na correspondência, somada à confirmação de alguns dados do cliente e do cartão, já é possível sair usando o documento. Alguns bancos permitem ainda a liberação do cartão diretamente no caixa eletrônico, o que facilita ainda mais o processo.

A validade do cartão não deve gerar problemas aos consumidores. Caso a data limite esteja próxima e você ainda não tenha recebido o novo cartão em casa, a dica da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) é contatar o seu banco e buscar informações que justifiquem o atraso. O novo cartão é enviado com uma antecedência de aproximadamente 10 dias.

info cartão

Cartão sem validade deve ser destruído

Não existe jeitinho: as compras só serão aceitas até o fim da validade do cartão. Em caso de interesse pela renovação do uso, após receber o novo cartão em casa, o usuário deve destruir e inutilizar completamente os cartões vencidos. A Abecs alerta que o procedimento é recomendado e de responsabilidade do cliente.

Cartão de crédito com benefícios

Em parceria com o Itaú e Santander, a Vivo também oferece a opção de cartões de crédito aos seus clientes, com uma série de vantagens. Os usuários dos Planos Vivo Pré ou Controle ganham bônus nas recargas, enquanto o cliente Vivo Pós acumula mais pontos no programa Vivo Valoriza para trocar por pacotes de serviços e falar mais em ligações para fixo, longa distância, SMS ou internet.

Além dessas vantagens, o usuário do Vivo Itaucard conta com mais 50% de desconto na compra de ingressos de diversos cinemas, teatros e partidas de futebol. Quem optar pelo Vivo Santander tem 50% de desconto nas redes de cinema Cinépolis e acesso a rede de relacionamento Santander Esfera.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de validade do cartão de crédito? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet