Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Para mudar o mundo: confira 7 ideias de negócios em biotecnologia

A- A+

Você já deve ter ouvido aquele ditado: “Para mudar o mundo, mude primeiro a si mesmo”. Por mais que pareça tema de palestra de autoajuda, a frase faz muito sentido e é o que muitas ideias de negócios em biotecnologia sugerem.

A biotecnologia é uma ciência multidisciplinar que ajudou a trazer diversas soluções a danos ambientais, como tratamento do lixo, plantações mais resistentes às pragas e doenças, despoluição do solo, entre outras.

O próprio homem, principal responsável pela degradação do meio ambiente, também se beneficiou dela. Graças à biotecnologia é que se existem antibióticos e vacinas. Ou seja, é também uma área de negócios que não pode ser ignorada.

Uma das ideias de negócios em biotecnologia

Na agricultura, o controle de pragas é uma das boas possibilidades para empreender. Foto: iStock, Getty Images

Preocupação com a biotecnologia

Apesar da atração pelo setor de biociência nos últimos anos, o que se constata é que ainda são poucas (4,4%) as empresas que se dedicam primariamente ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias ou processos, por exemplo.

O estudo recente Empresas de Biociências do Brasil, a cargo da Biominas Brasil e PricewaterhouseCoopers, aponta que, dessa minoria, 30,8% das empresas de biotecnologia desenvolvem e comercializam produtos e serviços aplicados à saúde humana.

Segundo os especialistas, isso se deve tanto à força da pesquisa biomédica no país quanto à variedade de produtos e serviços que se enquadram nessa categoria, desde dispositivos médicos, terapias e kits de diagnóstico.

Ocupam o segundo patamar, com 18%, as empresas de biociências com produtos aplicáveis à agricultura. Já as categorias Insumos e Saúde Animal aparecem próximas, com 16% e 14%, respectivamente. Por fim, 8% dedicam-se à provisão de soluções ambientais baseadas nas biociências.

Veja 7 ideias de negócios em biotecnologia

Que tal aumentar esses índices e tentar, de alguma forma, também mudar o mundo? Confira sete ideias de negócios em biotecnologia categorizadas pela Fundação Biominas.

1. Agricultura

O empreendedor pode atuar na área de desenvolvimento e comercialização de sementes e plantas transgênicas, novos métodos para controle de pragas, clonagem de plantas, diagnóstico molecular, produção de fertilizantes a partir de micro-organismos e melhoramento genético.

2. Bioenergia

Desenvolvimento de tecnologias para produção combustíveis mais limpos, como o etanol e o biodiesel, por exemplo.

3. Insumos

Negócio baseado no desenvolvimento e comercialização de reagentes, métodos para isolamento, identificação e tipagem de microrganismos, kits para extração de DNA, meios de cultura e biopolímeros.

4. Meio ambiente

Desenvolvimento e oferta de produtos e serviços para biorremediação, tratamento biológico de resíduos e recuperação de áreas degradadas.

5. Misto

Empresas que permeiam mais do que uma das categorias acima. Por exemplo, desenvolvimento de kits de diagnóstico para doenças humanas e animais e empresas de bioinformática.

6. Saúde animal

Desenvolvimento e comercialização de kits de diagnóstico, vacinas ou outros produtos terapêuticos, transferência de embriões e inseminação artificial, melhoramento genético, clonagem, identificação genética, etc.

7. Saúde humana

Desenvolvimento e comercialização de kits de diagnóstico, vacinas, proteínas recombinantes, anticorpos, próteses, dispositivos e equipamentos médicos especializados. Somam-se ainda, terapias celulares, curativos e peles artificiais, validação de novos medicamentos (ensaios pré-clínicos e clínicos) e metodologias avançadas de reprodução assistida.

Você vai se interessar por:

 

Gostou das ideias de negócios em biotecnologia? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
feiras de trocas
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria