Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bebês gêmeos a caminho? Prepare o seu bolso

A- A+

Pais que têm bebês gêmeos têm felicidade dobrada, mas será que os custos também são multiplicados por dois? Conforme o IBGE, todos os anos, nascem no Brasil em torno de 51 mil gêmeos, trigêmeos ou quadrigêmeos. Se é preciso muito planejamento financeiro e disciplina financeira para criar uma criança, imagine duas ao mesmo tempo? Confira dicas para se preparar para esse momento especial com mais tranquilidade no bolso.

Planeje-se para ter bebês gêmeos

Para o consultor financeiro Pedro Braggio, que atende famílias e empresas em questões relativas à finanças, é preciso colocar o custo de ter bebês gêmeos no papel. “Matematicamente falando, é preciso pôr na ponta do lápis: parto, fralda, chupeta, mamadeira, leite, roupa, sapato, carrinho, escola, brinquedo, passeio, plano de saúde, entre outros gastos”, explica.

seudinheiro-bebes-gemeos

Vinda de gêmeos traz alegrias e também desafios, especialmente ao bolso. Foto: iStock, Getty Images

O consultor ensina que, para cada fase, há uma necessidade. A lista do que é preciso para ter um filho depende da forma como os pais querem criá-lo, podendo ser enxuta ou extensa. “No caso de bebês gêmeos, alguns itens podem ser dobrados sim, como é o caso das fraldas. Para contornar a situação, é preciso fazer um diagnóstico financeiro”, revela.

Braggio ensina que é preciso analisar as despesas, cortar o que é supérfluo – como as refeições fora de casa – e começar a se preparar para a chegada dos bebês. “É importante poupar para comprar o que puder à vista”, analisa.

É fundamental também que o planejamento seja feito com bastante antecedência à chegada dos bebês. “É intressante contratar um plano de saúde, caso ainda não tenha, para poupar com consultas e exames”, aponta.

Como economizar com bebês gêmeos

Reaproveite roupas

Não apenas como bebês gêmeos – mas com crianças em geral – é possível reduzir gastos com roupas. Esse é um item que pode ser reaproveitado dos filhos de parentes e de amigos, ou ainda que pode ser comprado em brechós infantis, com preços bem acessíveis.

Repasse suas roupas em brechós

Assim como você compra, pode revender as mesmas roupas em brechós. Como as crianças crescem muito rápido, as roupas ficarão em bom estado e você pode reaver o que gastos com elas para investir em tamanhos maiores.

Bebês gêmeos lavando roupa

Com as roupas, é possível economizar na compra e gerar renda na venda. Foto: iStock, Getty Images

Peça desconto à vista

Principalmente quando se tem bebês gêmeos, os descontos no enxoval podem ser significativos se os pais conseguirem se programar para pagar as compras à vista. Também é importante fazer vários orçamentos antes de comprar.

Negocie com a escola

Caso opte por colocar seus filhos em uma escola de educação infantil, muitas delas – assim como no ensino regular – concedem descontos para os pais que têm mais de um filho na mesma instituição. Ainda assim, cabe avaliar se uma babá não sai mais em conta.

Informe-se sobre novidades

Hoje em dia, há diversas alternativas para economizar com crianças, principalmente com roupas. Um exemplo são os extensores de body (peça presa no fundilho com botões de pressão). Trata-se uma tira de tecido, com botões nas pontas, que faz a roupa aumentar de tamanho, podendo ser usada por mais tempo.

Você vai se interessar por:

Gastos básicos da família devem ser discutidos entre pais e filhos

Quanto custa ter filhos? Veja como se planejar

Saiba como montar uma poupança para o filho

Economize tempo e dinheiro

Para quem espera bebês gêmeos, sempre é bom economizar tempo e dinheiro. Com o Vivo Zuum – uma conta totalmente gerenciada pelo celular – você pode fazer pagamentos, transferências e recargas de celular sem sair de casa e sem mensalidades.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria