Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pagar contas com o cartão de crédito: vantagens e desvantagens

A- A+

Usar o cartão de crédito para pagar contas é uma opção que tem crescido na preferência dos clientes. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) indica que aproximadamente 15% dos usuários de cartão de crédito utilizam a função.

Mas antes de começar a usar o dinheiro de plástico como alternativa, o cliente precisa estar atento ao diferencial da operação. Os bancos cobram uma taxa a cada conta paga na função crédito. Segundo o Idec, a tarifa varia entre R$ 3 e R$ 16, dependendo da instituição bancária.

pagar-contas

Antes de efetuar o pagamento, cliente deve fazer as contas para avaliar se é vantajoso. Foto: iStock, by Getty Images

Pagar contas para evitar atraso

Uma das principais razões apontadas pelos consumidores para pagar contas no cartão de crédito é evitar que fiquem atrasadas. Se a escolha do usuário for por esse motivo, a economista do Idec Ione Amorim recomenda cuidado. Pagar contas de valor baixo na modalidade pode sair mais caro do que a multa e os juros pelo atraso.

“O pagamento de contas no cartão de crédito não é interessante para todos os consumidores. Se o motivo que o leva a realizar essa operação for a indisponibilidade de recurso para pagar na data do vencimento, convêm fazer alguns cálculos antes e buscar outra opção”, avalia Ione.

A opção de uso do cartão de crédito para pagamento de contas tem avaliações distintas por parte de especialistas. Entre os defensores, o acúmulo de pontos no cartão, muito utilizados na troca por milhas aéreas, é apontado como vantagem.

“Ao pagar contas com o cartão, o cliente tem mais comodidade, pois organiza melhor suas despesas, concentrando-as em uma única data de pagamento, e não corre o risco de perder o prazo de vencimento das contas, evitando pagar multas. Além disso, ele tem a oportunidade de acumular mais pontos nos programas de recompensa do cartão”, afirma Ricardo Vieira, diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Já a economista do Idec avalia que nem sempre a alternativa vale a pena. “Cada conta paga terá uma tarifa e isso fará com que o custo da operação encareça a cada nova conta paga. Se os valores forem baixos, a opção não é interessante, pois a quantidade de pontos acumulados pode não compensar o custo que será atingido com os pagamentos no cartão”, alerta Ione.

Cartões de Crédito Vivo

Em parceria com o Itaúcard e Santander, a Vivo também oferece a opção de cartões de crédito aos seus clientes, com uma série de vantagens. Os usuários dos Planos Vivo Pré ou Controle ganham bônus nas recargas, enquanto o cliente Vivo Pós acumula mais pontos no programa Vivo Valoriza para trocar por pacotes de serviços e falar mais em ligações para fixo, longa distância, SMS ou internet.

Além dessas vantagens, o usuário do Vivo Itaucard conta com mais 50% de desconto na compra de ingressos de diversos cinemas, teatros e partidas de futebol. Quem optar pelo Vivo Santander tem 50% de desconto nas redes de cinema Cinépolis e acesso a rede de relacionamento Santander Esfera.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, o que acha de pagar contas com cartão? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito