Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pagamentos móveis ajudam empresas a manter fluxo de caixa

A- A+

O maior uso de tecnologias de pagamento móvel, como a Near Field Communication – NFC (comunicação por campo próximo, em uma tradução livre), tem ajudado empresas e facilitado a vida dos clientes, agilizando processos. Mas as vantagens não param por aí e chegam também ao fluxo de caixa, que pode ser otimizado com a adoção da ferramenta em seu negócio.

Impactos positivos no fluxo de caixa

Os pagamentos móveis estão, aos poucos, tornando o processo de compra e venda mais rápido e dinâmico. Isso impacta diversos aspectos da cadeia produtiva, tanto para quem consome quanto para o empreendedor, incluindo aí a rotina de controle e manutenção do fluxo de caixa.

O faturamento e o processo de vendas costumam gerar dúvidas sobre quando, como (e até mesmo se) o empreendedor vai ser pago. Isso acaba por gerar incertezas para o empresário que precisa organizar o fluxo de caixa em médio e longo prazo.

Tabelas de controle de fluxo de caixa.

O uso da tecnologia pode auxiliar a manter o fluxo de caixa de pequenas empresas. Foto: iStock, Getty Images

Ao utilizar pagamentos móveis, como aqueles realizados via leitor de cartões conectado ao smartphone, o empreendedor é beneficiado duplamente: garante ao cliente a facilidade de pagamento (o que resulta em maior chance de fechar a venda do produto ou serviço) e assegura o recebimento pelo seu trabalho (podendo organizar melhor a gestão de entrada e saída de capital).

Em momentos de crise, como os que vêm se repetindo com frequência, pode ser difícil para os empresários manter e controlar o fluxo de caixa em função de eventuais quedas nas operações.

Ao serem pagos imediatamente, e de maneira rápida, as pequenas empresas conseguem se manter e prosperar, ao mesmo tempo em que podem monitorar de maneira mais precisa seus balanços financeiros.

Outras vantagens para seu negócio

Se você tem um negócio e está na dúvida entre optar ou não por utilizar tecnologias de pagamento móvel, há mais vantagens a considerar. Confira:

Práticos e rápidos

As principais vantagens do pagamento móvel são a praticidade e a velocidade. Isso porque, ao usar a NFC, por exemplo, você ativa seu cartão de crédito no smartphone e faz o pagamento utilizando os dados armazenados no dispositivo, aproximando dois equipamentos com a tecnologia.

O pagamento instantâneo faz com que usuários e empreendedores ganhem tempo para desenvolver outras tarefas, como buscar mais clientes e, consequentemente, aumentar o fluxo de caixa.

São convenientes

Enquanto você se preocupa menos em esperar que o dinheiro entre, evitando dores de cabeças, o seu cliente pode andar mais tranquilo, sem a necessidade de portar inúmeros cartões ou uma quantidade excessiva de dinheiro. Segurança e comodidade estão aliadas graças aos pagamentos móveis.

Você vai se interessar por:

Você já usa os pagamentos móveis para aprimorar seu fluxo de caixa? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria