Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pagamento com cartão de crédito é o mais utilizado por brasileiros na internet

A- A+

Se você é adepto do pagamento com cartão de crédito em suas compras na internet, saiba que faz parte de uma maioria no Brasil. Essa é a modalidade preferida pelos consumidores do país em aquisições online.

Os números do pagamento com cartão de crédito

Segundo a pesquisa “Perfil do Consumidor Brasileiro”, realizada pelo Moip, empresa brasileira de pagamentos, 81,3% das transações na internet utilizam o crédito para finalizar a compra.

Seguindo o grau de preferência, o boleto é a segunda opção mais utilizada, com 11,7%, enquanto o cartão de débito responde por 7% da pesquisa. Quanto ao número de prestações, em 87% dos pagamentos feitos com cartão de crédito, os consumidores parcelaram a compra em até três vezes.

A região Sudeste é a que concentra o maior share de transações, com 64,1% dos pagamentos. Nela, 85,4% das compras foram feitas com cartão de crédito, 10,9% com de débito e apenas 3,7% com boleto.

O estudo foi realizado entre junho de 2014 e junho de 2015, a partir de 13 milhões de transações realizadas em lojas virtuais.

Homem realiza pagamento com cartão de crédito

Na internet, 81,3% das transações são finalizadas com o uso do cartão de crédito. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas de pagamento com cartão de crédito na internet

Mesmo sendo um meio seguro, utilizar o chamado dinheiro de plástico exige cuidados, assim como qualquer outra modalidade, especialmente, em compras online. Confira quatro dicas do educador financeiro Silvio Bianchi para realizar pagamento com cartão de crédito na internet:

Cuidado com o site onde está comprando

O principal cuidado ao utilizar o cartão de crédito na internet é com relação ao site onde está comprando o produto ou serviço. É importante verificar a autenticidade do site e os antecedentes com relação a reclamações por não entregar o produto, por entregar produtos com defeitos, produto errado ou demoras na entrega.

Segurança em primeiro lugar

Outro ponto muito importante é com relação à segurança no momento de fazer o pagamento, pois todos seus dados pessoais e os do cartão, inclusive o código de segurança, são fornecidos no momento de fazer o pagamento online. Existem sites preparados para ficar com essas informações e utilizá-las para fazer compras sem autorização do titular do cartão.

Limite do cartão não precisa ser usado

O terceiro cuidado é com relação ao crédito disponível no cartão. Esse limite não significa que deva ser gasto na sua totalidade, explica Bianchi. “Muitas pessoas acreditam que o cartão de crédito é uma espécie de ‘Lâmpada de Aladdin’ e que qualquer desejo será cumprido ao digitar os quatro números mágicos da senha”, alerta.

Planeje o uso do cartão

O limite do cartão não é o único a exigir cuidados. Antes de fazer qualquer compra no crédito, não importa a modalidade (à vista ou parcelado), é importante saber se esse total, junto com as demais compras já feitas durante o mês, poderá ser pago integralmente no momento de vencer a fatura.

Você vai se interessar por:

Cartões de crédito com benefícios

Conhecidos os cuidados, agora é hora de aproveitar os benefícios desse meio de pagamento. Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo.

Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você? Também faz pagamento com cartão de crédito na internet? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito