Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pacote de serviços essenciais é opção para conta bancária sem tarifas

A- A+

Você sabe o que faz parte do pacote de serviços da sua conta bancária? Conferir quais são os serviços que fazem parte do seu pacote é a melhor forma de encontrar a conta ideal para o seu perfil. Desde 2008, o Banco Central do Brasil fiscaliza e determina os valores das tarifas dos serviços oferecidos pelos bancos que operam no país. E há um pacote de serviços essenciais que não cobra nenhuma tarifa de clientes.

O pacote de tarifas essenciais cobre alguns usos que dão conta das necessidades comuns dos clientes. Quando os usos dos serviços do seu pacote excedem o número indicado pelo Banco Central, algumas tarifas são cobradas. Isso mostra que o pacote de serviços pode não ser o ideal para o seu perfil. O gerente pode trazer boas soluções, uma vez que vale mais contratar um pacote de serviços um pouco maior do que pagar tarifas que, no final das contas, se somadas serão mais caras.

pacote

Comparar tabela de tarifas é opção para encontrar a melhor alternativa. Foto: iStock, by Getty Images

Se você está contente com seu pacote de serviços essenciais e, mesmo assim, algumas tarifas aparecem na fatura pode ser que você precise lembrar o que faz parte do plano contratado e adequar sua forma de acesso à conta.

Conheça o que faz parte do pacote de serviços essenciais da conta corrente

  1. Abertura de conta

A abertura de uma conta corrente  nunca será cobrada. Basta levar a documentação exigida pelo banco (RG, CPF, comprovante de residência e de renda, em geral).

  1. Primeiro cartão

O primeiro cartão de débito não pode ser tarifado. Ele faz parte do pacote de serviços essenciais que os bancos oferecem, segundo normas do Banco Central do Brasil.

Já o pedido de segunda via do cartão, sim, possui uma tarifa. De acordo com o Banco Central, essa tarifa não pode ser maior de R$ 30, mas no Brasil, a média cobrada é de R$ 5,46 nas instituições privadas.

  1. Saque

Dentro do pacote de serviços essenciais, o cliente pode fazer quatro saques mensais sem que qualquer tarifa seja cobrada. Mas isso só vale para conta corrente. Na conta poupança são dois saques sem tarifas.

  1. Extrato mensal impresso

Todo cliente tem direito a dois extratos impressos mensais no pacote de serviços essenciais.

  1. Consultas pela internet

Qualquer consulta à conta corrente através do site do banco não é cobrada. Operações como transferências, mesmo via internet, estão sujeitas à tarifas.

  1. Transferências entre contas do mesmo banco

O pacote de serviços essenciais bancários também inclui, sem tarifas, duas transferências mensais entre contas que pertencem ao mesmo banco, mesmo que de titulares diferentes.

serviços banco

Use a internet a seu favor e aumente as vantagens do pacote de serviços essenciais

O Banco Central disponibiliza uma tabela com todos os serviços essenciais que não podem ser tarifados pelas instituições bancárias, sejam públicas ou privadas. O preço máximo das tarifas que podem ser cobradas por usos que excedem o pacote de serviços essenciais, também podem ser vistos no site.

Se você percebe que há muitas tarifas no seu extrato, é hora de rever seu pacote de serviços. O gerente da sua conta pode mostrar opções de pacotes de serviços com um valor um pouco mais alto do que o básico. Colocar no papel o total do seu pacote de serviços mais as tarifas por uso excedente e comparar com o valor as ofertas do gerente pode gerar economia.

Outra forma de economizar é avaliar quais são os serviços que você usa além do pacote essencial. Se você usar a internet a seu favor, verá que pode manter o pacote de serviços essenciais básico e, ainda, manter seu padrão de uso.

Por exemplo: você prefere analisar o extrato da conta uma vez por semana. Serão quatro extratos por mês, dois a mais do que o pacote de serviços essenciais oferecem. Se você fizer essa consulta acessando de um computador seguro a sua conta na internet, poderá analisar o extrato quantas vezes quiser por mês.

Transforme tarifas em bônus

Clientes Vivo podem transformar tarifas bancárias em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Com o Conta Bônus, os benefícios são disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa. O bônus é válido por 30 dias a partir da data de concessão. A cada concessão de bônus é disparado um SMS de confirmação, com o valor e a validade do bônus para o cliente.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas sobre pacote de serviços sem tarifas? Compartilhe!

quando vale a pena comprar título de capitalização
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho