Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Os atalhos e obstáculos de quem busca ser financeiramente independente

A- A+

O que você deseja é um alto salário, poupança gorda e dois carros na garagem? Talvez precise rever seus conceitos sobre ser financeiramente independente, sobretudo nos dias de hoje, quando manter o básico já está um tanto complicado para a maior parte das pessoas.

Alcançar a estabilidade quando o assunto é dinheiro está longe de ser uma tarefa simples. Mas muitos dos obstáculos que mais parecem intransponíveis nesse processo são fruto de maus hábitos de quem não sabe bem como lidar com o dinheiro.

Ela é financeiramente independente

É preciso ter disciplina e viver conforme a realidade financeira para ter segurança. Foto: iStock, Getty Images

O que é ser financeiramente independente

Quem ajuda a entender o conceito é o economista e educador financeiro Everton Lopes: “Ser financeiramente independente, no ponto de vista da educação financeira, é ter liberdade para utilizar seus recursos”, explica.

Mas o que isso quer dizer? “Primeiramente, blindar as suas despesas fixas mensais e ter ainda uma reserva mínima financeira de pelo menos seis vezes a sua ‘blindagem’, embora o ideal seja de 12 meses”, completa.

Essa liberdade financeira, observa o economista, só ocorrerá depois de alcançar a blindagem e a reserva financeira respectiva. Mas ao contrário do que muitos pensam, para atingir esse objetivo, não precisa necessariamente ser uma pessoa rica. “Precisa, sim, viver a sua realidade financeira, seja qual for a renda recebida”, aponta Lopes.

Como conquistar a independência financeira

Ser independente em relação ao dinheiro pode até parecer algo inatingível, mas não é tão complicado assim. “Isso pode acontecer desde o momento em que recebe a mesada, ou seja, quanto mais cedo, melhor”, explica.

Se você já passou da idade de receber aquele dinheirinho mensal dos pais, é ideal que comece a sua reserva financeira assim que ingressar no mercado de trabalho. Seguindo os passos traçados acima – ou seja, fazendo sua blindagem – viva sempre de acordo com a sua realidade financeira.

“Não há dúvida de que a independência financeira ocorrerá em um prazo bem mais próximo do que podemos imaginar”, avalia Lopes. Com algum dinheiro no guardado, o ideal é começar a investir. “Poderemos fazer com que a mágica dos juros compostos trabalhe a nosso favor”, observa.

O passo a passo da independência

  • Passo 1 – Compre o que precisa, quando precisa e não só porque está na promoção: para manter essa disciplina, utilize as duas regras fundamentais das finanças pessoais. A regra número 1 é gastar menos do que ganha e investir com qualidade a diferença. A regra número dois é a mais simples e, ao mesmo tempo, complicada: jamais esquecer a regra número 1.
  • Passo 2 – Estude sobre finanças: se você quer aprender a cozinhar, precisa estudar as receitas e praticá-las, não é mesmo? Então, se deseja ter uma vida financeira equilibrada, deve estudar muito sobre finanças pessoais, fazer cursos, assistir palestras, pesquisar e ler sobre o assunto.
  • Passo 3 – Comece cedo: quanto antes você começar a lidar com dinheiro, suas chances de ter um futuro financeiro tranquilo aumentam. Se você tem filhos, ensine-os desde cedo a administrar as finanças.
  • Passo 4 – Viva com 90%: guarde ao menos 10% do que sobrar de seu dinheiro para o seu futuro e viva intensamente com os 90% que restaram – isso se refere ao dinheiro líquido, ou seja, aquele que realmente entra no seu bolso, já deduzidos os encargos e impostos. Faça isso com equilíbrio, vivendo de acordo com sua realidade financeira.

Você vai se interessar por:

Conheça o Vivo Zuum

Se você quer pagar as contas de uma forma prática e dentro do seu limite financeiro, o Vivo Zuum é uma excelente opção. Trata-se de uma conta corrente inteiramente gerenciável por celular, que permite o pagamento de boletos, transferências e recargas de celular. Se preferir adquirir o Cartão Vivo Zuum, você ainda pode fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, se considera próximo de viver financeiramente independente? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria