Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Os 6 melhores conselhos para quem usa cartão de crédito

A- A+

Quando a fatura do cartão de crédito chega, você reclama do valor, dos juros e não consegue fazer o pagamento integral? Se a situação parece familiar e a organização financeira não é seu forte, é preciso seguir os melhores conselhos para usar essa importante ferramenta a seu favor, aproveitando os seus benefícios.

Mulher aproveita os melhores conselhos para comprar

Boas práticas com cartão livra usuário de dívidas e permite aproveitar vantagens. Foto: iStock, Getty Images

6 melhores conselhos sobre cartão de crédito

Quer fazer bom uso do seu cartão de crédito? Conheça os melhores conselhos para essa ferramenta:

1. Planeje sua vida financeira

Segundo pesquisa do SPC Brasil, a inadimplência entre os brasileiros é causada, principalmente, pela falta de organização. Portanto, um dos melhores conselhos é colocar na ponta do lápis quais são seus ganhos, suas despesas fixas e quanto você poderá gastar no cartão de crédito, de forma que não fique no vermelho na hora da quitação da fatura.

2. Tenha apenas um cartão

Muitas pessoas acabam enfrentando dificuldades para quitar dívidas pelo fato de utilizarem mais de um cartão de crédito. Para não desestabilizar as finanças até você ser um usuário mais consciente, prefira ter apenas um serviço. Além disso, fica mais fácil controlar o quanto você já gastou naquele mês.

3. Anote suas despesas

Procure anotar os valores que foram pagos no cartão de crédito. Construa uma planilha para seu melhor controle financeiro. Dessa forma, você evita estourar o limite e ainda afasta surpresas desagradáveis para a hora da chegada da fatura.

4. Atenção às datas

Além de estar atento ao vencimento da fatura, que deve ser paga até a data estipulada para evitar juros, é preciso conhecer o fechamento do documento. Se for no dia 10 e o vencimento no dia 20, por exemplo, uma compra feita no dia 9 será cobrada ainda naquele mês. Ao saber gerenciar esse detalhe, você pode conseguir até 40 dias para pagar no cartão.

5. Respeite o limite

Muitas empresas acabam oferecendo limites maiores, especialmente para quem já utiliza o serviço há algum tempo. No entanto, para evitar problemas como uma fatura maior do que seu ganho mensal, a dica é manter o limite em no máximo 50% da sua renda.

6. Evite o pagamento mínimo

Essa pode até parecer uma solução em curto prazo naquele mês em que as contas apertaram, mas não se engane achando que sairá ganhando. Quanto maior for o acúmulo de parcelas, mais difícil será para quitá-las: os juros sobre juros do crédito rotativo podem comprometer seu orçamento de forma severa.

Aproveite os benefícios do seu cartão

Ao se mostrar uma pessoa organizada financeiramente, que não compra por impulso e mantém um controle adequado dos gastos, você está pronto para aproveitar o que um cartão de crédito oferece de melhor.

Comodidade, segurança e praticidade são vantagens conhecidas, mas que tal ir além e participar de um programa de fidelidade? Acumular milhas ou somar pontos é a preferência de 32% dos brasileiros que optam pelo cartão na hora de parcelar uma compra, conforme indica pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada em 2014.

A dica é conhecer bem o regulamento do programa oferecido por seu cartão, incluindo as regras para troca do dinheiro gasto em compras por pontos ou milhas. O interessante a saber é que o funcionamento de cada programa, a validade dos pontos e a renda exigida para participar variam muito conforme o cartão.

Você vai se interessar por:

Conheça os cartões Vivo

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

O que achou dos conselhos sobre cartão de crédito? Também tem uma boa dica? Comente e compartilhe o artigo!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
melhores universidades do brasil