Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Organizar o tempo e as finanças é segredo para realizar seus desejos

A- A+

Conhecer diversos países do mundo, ter sucesso na carreira profissional ou mesmo conseguir comprar um carro novo. Quando se é jovem, não são poucos os planos e desejos. Mas realizá-los nem sempre é fácil.

Afinal, as finanças ainda são estáveis e o tempo parece insuficiente para dar conta de todas as tarefas que se acumulam dia após o outro. Então como garantir que os sonhos fiquem mais perto da realidade? Para Altemir Farinhas, palestrante especialista em finanças pessoais, o segredo é escrever.

Escrever deixa os seus desejos mais próximos

O conselho pode parecer estranho, mas o que Farinhas aponta é a necessidade de manter um planejamento organizado, em que números e informações estejam sempre anotados. Independente da quantia de dinheiro a ser investida ou mesmo que o que falta seja tempo, é fundamental saber exatamente o quanto isso representa.

“O interessante do planejamento é que ele nos ajuda a realizarmos os sonhos que antes achávamos impossível.
A mágica se dá quando conhecemos os valores e temos vontade e determinação para concretizar o sonho”, explica Farinhas. O mesmo vale para o tempo que precisa ser reservado.
Quando você sabe quais são os elementos exatos de que precisa e o quanto eles vão exigir, a motivação para colocar em prática os seus desejos aumenta. Para facilitar, defina prazos e expectativas. Se perceber que o resultado não está próximo do esperado, readeque suas metas. O importante é não deixar tudo de lado logo no primeiro obstáculo.

Prepare as finanças para os seus desejos

Na maioria das vezes, os jovens tiveram pouco contato com as finanças e os cuidados que ela exige. Quando chega a hora de administrar suas próprias contas, manter o equilíbrio parece impossível. Para não errar a dica do coach financeiro Farney Coutinho Moreira é listar receitas e despesas.

Assim, você consegue analisar os gastos e diminuir aqueles que sobrecarregam a sua renda ou mesmo que parecem insignificantes, mas que são desnecessários. Quando subtraídos das suas contas, eles resultam em uma reserva financeira, que ajuda você a realizar seus sonhos e mesmo a estar preparado para os imprevistos que podem acontecer.

“Reservando cerca de pelo menos 10% da receita mensal e aplicando este valor em um plano de previdência privada, a pessoa estará garantindo um futuro sustentável e tranquilo”, sugere Coutinho. Ou seja, realizar os seus sonhos também passa pela necessidade de poupar desde cedo.

Calcule os valores a serem investidos e também o tempo necessário para realizar seus desejos. Foto: iStock, Getty Images

Calcule os valores a serem investidos e também o tempo necessário para realizar seus desejos. Foto: iStock, Getty Images

Cartões de crédito com benefícios

Quer guardar as suas economias e ter praticidade e segurança para movimentar o seu dinheiro? Então é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para conseguir realizar os seus desejos? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label