Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Organização financeira: como o cartão de crédito pode ajudar

A- A+

O uso do cartão de crédito pode ser muito vantajoso para sua organização financeira. Essa forma de pagamento possibilita o parcelamento de compras sem juros, reúne todos os gastos de uma maneira ordenada e ainda oferece vantagens, como descontos em lojas, cinema, passagens e outros benefícios.

Cartão de crédito para sua organização financeira

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o uso do cartão de crédito em 2014 aumentou quase 15% no Brasil. Um dos motivos para o aumento é que o brasileiro está aprendendo, pouco a pouco, como aproveitar essa forma de pagamento em sua organização financeira.

cartao-de-credito

Concentrar gastos no cartão pode ser útil para seu planejamento financeiro. Foto: Shutterstock

Veja dicas para o usar o cartão de crédito:

  1. Planejamento

O cartão de crédito facilita a vida de quem planeja seus gastos. Com ele, você pode concentrar todas as suas compras e realizar um pagamento em um único dia. Assim, mantendo boa parte dos seus gastos em um cartão de crédito, você tem absoluta noção de como está o seu orçamento e de qual valor precisará dispor quando a fatura chegar. Para manter esse controle, basta acompanhar semanalmente ou diariamente (dependendo da frequência de uso) a movimentação do cartão.

  1. Controle da fatura

Anotar todas as compras e pagamentos realizados com o cartão de crédito é uma boa prática de quem mantém a organização financeira em dia. O economista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) José Vignoli aponta que o ideal é olhar o extrato da fatura do cartão de crédito ao menos uma vez por semana na internet. Assim, é possível prever todos os gastos e conferir qualquer valor que não condiz com suas previsões. Se quiser aumentar ainda mais esse monitoramento e facilitar o registro de cada um de seus gastos, pode solicitar o envio de SMS a cada compra realizada com essa forma de pagamento.

  1. Parcelamento consciente

O cartão de crédito permite que compras grandes possam ser parceladas em mais vezes, o que possibilidade maior poder de compra e controle de todos os gastos feitos no mês.

  1. Economize com descontos e milhagens

Quem usa o cartão de crédito nem sempre é visto como um consumidor econômico e controlado. Mas o cartão de crédito é um grande aliado de quem tem boa organização financeira e quer economizar. Para isso, é preciso conhecer todas as vantagens que a operadora oferece.

Há cinemas e teatros que concedem 50% de desconto nas entradas. Além disso, há cartões que oferecem pontos para quem usa essa opção. Quanto maior saldo de pontos, maiores são os valores de trocas. Uma viagem pode sair de graça apenas usando os pontos cultivados no cartão de crédito.

Dicas para suas finanças

Os cartões de crédito têm diversos serviços e facilidades para o consumidor, mas alguns deles podem ter um preço elevado. Por isso, o consumidor deve evitar utilizar algumas facilidades se não tiver certeza de que poderá arcar com os custos.

Entre esses serviços, está a função saque, que deve ser usada em situações de emergência. Para uma maior organização financeira, o ideal é que o cartão seja usado somente para compras.

Além disso, o crédito rotativo, cobrado de quem paga um valor menor entre o mínimo e o total da fatura do cartão de crédito, deve ser evitado sempre que possível. Educadores financeiros orientam os consumidores para que paguem sempre a fatura total. É claro que, em casos de emergência, esse recurso pode ser útil, mas se isso acontecer, vale a pena conferir taxas de outras modalidades de crédito disponíveis.

Para além da organização financeira

Usado corretamente, o cartão pode contribuir para o controle das despesas e facilitar pagamentos. Além disso, pode também oferecer benefícios de outras formas, como bônus de recarga de celular e pontos em programas de fidelidade. Os Cartões de Crédito Vivo, por exemplo, são emitidos em parceria com os bancos Santander e Itaú e oferecem benefícios como esses.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre cartão de crédito? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito