Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Orçamento pessoal: como organizar suas finanças

A- A+

Para manter as contas em dia, não existe maneira mais eficiente do que planejar orçamento pessoal e manter o controle dos gastos anotados mensalmente. Seja em papel, planilhas eletrônicas ou aplicativos para celular e tablet, o importante é que todos os números estejam presentes e facilitem a compreensão de como a renda está distribuída entre as contas.

Dicas para organizar seu orçamento pessoal

Planilhas de controle de gastos do Vivo Seu Dinheiro

Para quem quer organizar o orçamento através de planilhas de gastos,  aqui no Vivo Seu Dinheiro é possível encontrar diversos modelos que ajudam a controlar as despesas, criar planos para suas prioridades ou ainda calcular os custos mensais, tudo sem complicação. Ao todo, são cinco tabelas disponíveis para baixar.

Após fazer o download do arquivo no seu computador, basta utilizar o Excel para inserir os números e ter os cálculos realizados de forma simples e automática. Há também uma aba com explicações básicas sobre finanças e o funcionamento das planilhas.

Com o uso de planilhas, controlar o orçamento pessoal se torna tarefa mais simples. Foto: iStock, Getty Images

Com o uso de planilhas, controlar o orçamento pessoal se torna tarefa mais simples. Foto: iStock, Getty Images

Planilha do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Outra opção é a planilha de orçamento doméstico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Com interface simples, ela oferece instruções de uso para cada ferramenta do sistema. Na primeira parte, é possível encontrar definições de conceitos como despesas fixas, receitas líquidas e variáveis. Já na aba de aplicações, você também pode acompanhar o crescimento dos seus investimentos.

Software para computador Jimbo

O Jimbo é mais uma opção para quem deseja controlar as finanças. Disponível para download gratuito em português, ele pode ser instalado em seu computador com poucos requisitos básicos. Suas principais funções são gerar lembretes para datas de pagamentos, organizar os recebimentos e permitir o planejamento dos gastos.

Quando mais precisas forem as informações fornecidas, mais o software consegue ajudar você. Além de organizar os dados do seu orçamento, ele disponibiliza gráficos representativos das operações desejadas.  Ainda é possível verificar resumos de movimentações e fazer análises dos números.

Aplicativo Calculadora do Cidadão

Para facilitar as contas, você também pode contar com um aplicativo disponibilizado pelo Banco Central. Com o nome de Calculadora do Cidadão, seu objetivo é possibilitar a realização de cálculos financeiros simples, que auxiliem o controle cotidiano. É possível, por exemplo, descobrir quanto custa e quanto tempo leva para quitar o cartão de crédito, se você pagar apenas parte da fatura. Os custos podem ser comparados com outras modalidades.

Conta corrente sem complicação

Manter as contas em dia também depende de gastar somente o dinheiro disponível, sem passar dos limites. Com o Vivo Zuum, essa tarefa fica mais fácil. Ele é uma conta corrente que funciona diretamente do seu celular e que facilita os pagamentos, as compras e os saques em todas as situações. Tudo isso sem necessidade de comprovar renda. Com ele você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre orçamento pessoal? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria