Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

ONU ensina como evitar o desperdício de alimentos

A- A+

Pode até parecer estranho que, diante de um mundo tecnológico e globalizado, a nutrição da humanidade seja um problema. Mas é impossível ignorar o paradoxo atual: enquanto 800 milhões de pessoas estão subnutridas, a comida produzida e não consumida gera um custo global de US$ 940 bilhões por ano. Mas como evitar o desperdício de alimentos?

Responder a essa pergunta é justamente o que motivou a Organização das Nações Unidas (ONU) a elaborar seu primeiro padrão global para medir o desperdício de comida no mundo. O protocolo reúne requisitos de comunicação e definições que ajudam as empresas e os países a monitorarem e relatarem de forma consistente o desaproveitamento de alimentos.

Como evitar o desperdício de alimentos

O problema da comida não se restringe apenas à incoerência entre a perda de um terço dos alimentos – tanto no processo de produção, quanto no consumo – e o fato de que ainda há milhões de pessoas subnutridas. Existe ainda um problema ambiental grave relacionado a esse contexto.

De acordo com a ONU, o desperdício de alimentos é responsável por nada menos que 8% das emissões de gases causadores do efeito estufa na atmosfera. Se esse dado representasse apenas um país, a nação em questão estaria entre os principais poluidores do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e China.

como evitar o desperdício de alimentos

Desperdício de comida gera gastos desnecessários e prejudica o meio-ambiente. Foto: iStock, Getty Images

Para auxiliar os governos e companhias a rastrearem melhor o destino da comida e a economizar capital nas cadeias de fornecimento necessárias para a produção desses alimentos, a ONU lançou o Food Lost + Waste (FLW) Protocol. O manual traz orientações específicas para que, até 2030, o desperdício alimentar seja reduzido pela metade.

Inicialmente, o documento apresenta uma série de definições sobre termos relevantes para monitorar os processos de perda e desperdício da comida. Ele especifica também seus objetivos e algumas das ferramentas e etapas necessárias no monitoramento da produção dos alimentos.

Se você atua na área e deseja usufruir das dicas da ONU, confira abaixo as etapas sugeridas do protocolo contabilizar, reportar e diminuir o desperdício. No documento da ONU estão disponíveis informações mais detalhadas sobre como realizar todas as etapas mencionadas.

  1. Defina objetivos;
  1. Revise a contabilidade e os princípios dos relatórios;
  1. Estabeleça um escopo;
  1. Decida como quantificar a perda e o desperdício de comida
  1. Reúna e analise os dados;
  1. Calcule os resultados dos inventários;
  1. Avalie as incertezas;
  1. Revise a performance;
  1. Faça um relatório do inventário;
  1. Estabeleça uma nova meta e a rastreie ao longo do tempo;

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas? Já tem uma ideia de como evitar o desperdício de alimentos?  Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
feiras de trocas
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria