Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Onde investir: aluguel e poupança são opções à renda fixa

A- A+

Economizar desde cedo é a melhor forma de garantir mais segurança para o futuro. E que tal fazer com que esse dinheiro renda? O primeiro passo é saber onde investir e quais são as suas expectativas de lucro.

Os investimentos em renda fixa, por exemplo, são aqueles que permitem a você saber exatamente o retorno que terá após aplicar o seu dinheiro. Ou seja, há ganho pré-estabelecido. A renda variável é outra opção. Mas ela oferece menor segurança, já que não se sabe quando as ações podem subir ou cair. Assim, o risco que você corre de perder o seu investimento é maior.

Na hora de escolher qual é a melhor forma de investir, faça as contas e avalie todas as opções. Foto: iStock, Getty Images

Na hora de escolher qual é a melhor forma de investir, avalie as opções de renda fixa. Foto: iStock, Getty Images

Onde investir com segurança financeira

A aplicação de dinheiro em imóveis costuma ser indicada por especialistas para o investidor mais conservador. Ou seja, aquele que coloca a segurança financeira em primeiro lugar. Se esse é o seu perfil, o ativo imobiliário pode ser a escolha, ainda que tenha baixa liquidez e pequena rentabilidade.

No entanto, se você ainda está no início da vida profissional, pense bem antes de se endividar com um investimento desse porte. Comprar uma casa ou apartamento exige boa condição financeira. Não vale a pena, por exemplo, já iniciar a vida financeira apelando para um financiamento, que exige o pagamento de juros.

Poupança também é opção de onde investir

Se a compra de um imóvel pode não ser a melhor opção, onde devo investir? Para quem não possui conhecimento amplo na área financeira, a poupança é opção popular. O ganho é mínimo, mas é certo. Além disso, trata-se de uma aplicação de baixo risco e fácil de ser feita em qualquer banco, mudando apenas a quantidade inicial do investimento, conforme a instituição financeira.

Quando for abrir sua poupança, decida qual será a sua aplicação e qual banco possui as melhores vantagens. Vá munido de documento de identificação (RG), CPF e comprovante de residência. Não é necessária a comprovação de renda ou pagamento de taxa de abertura.

Como é uma conta para investimento, você não poderá movimentá-la, apenas fazer depósitos e retiradas em dinheiro. O montante investido passa a dar rendimentos a partir da data de abertura da conta, segundo um valor fixo pré-estabelecido.

Essa forma de investimento tem uma remuneração mensal de 0,5% de juros ao mês, somada à variação da taxa referencial (TR), um índice criado pelo governo para complementar o rendimento da poupança. O único risco para a poupança é o de falência do banco. Mesmo se isso ocorrer, o Banco Central, que é a instituição que gerencia as poupanças, restitui até R$ 250 mil.

Tarifas em bônus

Quer abrir a sua conta e começar a investir? Uma forma de economizar em tarifas bancárias é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular
quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
viagens econômicas pela Europa
como lidar com a avareza