Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Odeio meu trabalho: sinais de que é mesmo a hora de sair

A- A+

Será que aquele momento do dia em que ocorre algo desagradável e você exclama “odeio meu trabalho!” é realmente um momento passageiro? Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) revelou que, a cada dez profissionais, sete estão insatisfeitos com o emprego.

Quantas vezes você fala (ou pensa) “odeio meu trabalho”?

Outro dado igualmente impressionante é que 65% dos entrevistados não gostam do que fazem, mas toleram por diversos motivos, entre eles, a necessidade financeira. E você, será que faz parte dessa estatística? Para saber, pode começar avaliando se esse momento “odeio meu trabalho” ocorre todos os dias, ou pior, várias vezes ao dia.

Foto: Shutterstock

Desmotivação é um dos sinais de que você não aguenta mais seu trabalho. Foto: Shutterstock

Para a maioria, a culpa do “odeio meu trabalho” é dos gestores. Do total dos entrevistados, 68% se sentem capazes de assumir cargos mais valorizados ou bem remunerados, mas sentem-se vítimas de gestores injustos, que não reconhecem seu trabalho. Entretanto, 40% admitem que não fazem nada para mudar a situação, preferindo esperar que as coisas aconteçam naturalmente.

Odeio meu trabalho… E ele também me odeia!

Ok, você já é adulto e deve saber (ou ao menos desconfiar) que o seu mantra “odeio meu trabalho” talvez não seja ouvido pelos colegas, mas ele é percebido pelos sinais que você emite. Da mesma forma que você demonstra isso, seu trabalho também dá sinais claros de que você não é mais bem-vindo. Descubra quais.

Sinto-me irritado com facilidade

Qualquer coisa, até o que antes parecia insignificante, agora tira você do sério. Quando isso ocorre raramente, não há nada de anormal. Mas, se virou rotina, olhe bem para os lados e reflita se realmente está no lugar certo.

Executo meu trabalho de forma automática

Se você já não presta mais atenção no que está fazendo e se sente mais parecido com uma máquina do que com um profissional, talvez seja o momento de procurar um novo desafio.

Você acha que o tempo passa devagar

Quando você pensa que é quase meio-dia, olha o relógio e… Não são nem 10 horas. E já começa a entoar o mantra ‘odeio meu trabalho’ ininterruptamente. O problema é que isso desencadeia outras reações, como a desmotivação, e quem está ao seu redor percebe isso.

Os sinais que meu chefe (ou colega) me dá

Agora tenho menos responsabilidades que antes

Perder responsabilidades é um sinal certo que tem algo errado e as perspectivas de futuro não são animadoras. Às vezes a mudança ocorre de forma mais sutil, como um convite para trabalhar naquele ‘projeto especial’. Aquele, que não tem quase nada a ver com a sua profissão…

Meu espaço físico de trabalho foi reduzido

Funcionários que estão quase cruzando a linha de saída ganham menos atenção. Assim como o espaço pode ficar menor, pode perder em qualidade de material de trabalho também. Você agora usa aquele computador que já estava desativado há décadas?

A comunicação comigo é cada vez menos verbal

Se todas as tarefas que antes lhe era passaram em uma conversa amigável agora se reduziram a e-mails, é um sinal claro de que algo não vai bem. Quando um funcionário está de saída, é de praxe fazer todas as solicitação de um modo formal, pois tudo isso serve como um documento.

Lembrou de alguém ao ler esse post? Compartilhe!

o que são benefícios assistenciais
Novo celular chinês
Comparativo de celulares ajuda a escolher
Homem avalia comprar iPhone 5S usado
Homem comunica IMEI bloqueado
Jovem preocupada com Carrier IQ