Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Obter crédito direto no caixa eletrônico pode custar mais caro

A- A+

Quando as contas estão no vermelho, as ofertas de empréstimo podem parecer tentadoras para normalizar o orçamento e quitar as dívidas. Se você tem o histórico financeiro equilibrado e problemas momentâneos nas finanças, o crédito pré-aprovado é uma dessas opções. Sua principal vantagem é a facilidade na obtenção, mas é preciso estar atento aos detalhes envolvidos e evitar que a solução se transforme em uma dor de cabeça no futuro.

O que é o crédito pré-aprovado

Conforme explica o educador financeiro Antonio Nascimento, o crédito pré-aprovado é uma das alternativas de empréstimo que os bancos ofertam aos seus clientes que forem pessoa física e que tiverem um bom relacionamento com a instituição. O produto é oferecido ao cliente de forma espontânea, mesmo que ele não tenha pedido, e só utiliza se precisar.

“O cliente é informado sobre uma linha de crédito aberta em seu nome, que pode ser paga em diversas parcelas e com determinada taxa de juros, sem qualquer tipo de burocracia. Quando há interesse, só é preciso ligar para o banco ou então autorizar através do internet banking ou no caixa eletrônico a liberação”, expõe Nascimento.

Adquirir crédito no caixa eletrônico pode ser fácil, mas nem sempre é a melhor saída. Foto: iStock, Getty Images

Adquirir crédito no caixa eletrônico pode ser fácil, mas nem sempre é a melhor saída. Foto: iStock, Getty Images

Quando usar o crédito pré-aprovado

Embora a modalidade não ofereça as menores taxas do mercado, os juros são reduzidos quando comparados a outras linhas de crédito disponíveis no mercado. Para Nascimento, ela é uma opção quando o cliente precisa do dinheiro sem passar por um processo maior de burocracia ou pela entrevista pessoal com o gerente do banco.

Se a ideia é pagar as contas do cartão de crédito, do cheque especial ou outras dívidas com taxas maiores, Joana D’arc Santos, corretora de seguros e coach financeira, também indica o uso do serviço, que vai permitir que menos dinheiro seja gasto com juros.

Procure seu gerente ao invés do caixa eletrônico

O relacionamento do cliente com o banco é um dos principais itens avaliados pela instituição financeira na hora de conceder um empréstimo. Mesmo que o crédito pré-aprovado possa ser adquirido diretamente no caixa eletrônico, o ideal é procurar o seu gerente e conversar.

Ele pode ajudar a você a analisar as taxas e encontrar as melhores opções para o seu perfil. Afinal, na hora de pegar dinheiro emprestado, nem só a facilidade deve ser levada em conta. A principal preocupação ainda deve ser o seu orçamento e como ele será mantido a partir de uma nova dívida.

Monitore o seu CPF

As dívidas se acumularam e você está com medo de acabar na lista de negativados? Para ajudar a identificar movimentações em seu CPF, a Vivo oferece, em parceria com a Serasa Experian, um recurso que envolve monitoramento do seu documento. Com o Vivo Alerta CPF, você recebe notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.

Gostou das dicas sobre crédito pré-aprovado? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns