Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cuponagem online faz sucesso nos EUA. Será que a moda pega por aqui?

A- A+

O sistema de cuponagem é tradicional no comércio americano. Por lá, boa parte dos produtos e serviços vendidos podem ser adquiridos com descontos. Em épocas comemorativas, então, o consumo cresce ainda mais. Mas será que essa tendência se firma no mercado brasileiro? Os sites por aqui ainda são embrionários, mas já demonstram crescimento.

A realidade da cuponagem nos EUA

Falar em consumo nos Estados Unidos sem pensar em cupons de desconto pode ser uma tarefa complicada. A tradição nasceu por lá em 1887 a partir de uma ideai lançada pela multinacional Coca-Cola. Um pedaço de papel que oferecia um copo grátis de uma das bebidas mais consumidas no mundo. De lá para cá, a iniciativa tomou grandes proporções e se consolida como um sucesso.

O crescimento da cuponagem online é fruto do fortalecimento do comércio eletrônico.

Em um clique, ofertas e descontos são facilmente encontrados na internet. Foto: iStock, Getty Images

Uma pesquisa do site americano de cuponagem RetailMeNot aponta que 92% dos consumidores utilizam cupons de desconto. Mas uma subdivisão desse dado indica uma nova tendência de mercado: mais de 30% dos usuários dos vouchers abandonaram os vales impressos e passaram a resgatar somente as ofertas digitais.

Em outro estudo, a eMarketer, especializada na análise do consumo eletrônico, identificou que 55% dos usuários de internet dos EUA com mais de 18 anos resgataram cupons online em 2014. A reinvenção da cultura de cuponagem no país norte-americano aponta para a vantagem dessa tendência de consumo, que pode valer em diversos países, incluindo o Brasil.

Isso porque a cuponagem fomenta a ideia de consumo. O RetailMeNot indica ainda, em sua pesquisa, que 83% dos consumidores americanos já fizeram uma compra não planejada em função de terem encontrados cupons que valessem a pena.

Já a NRF, maior associação de varejo do mundo, indica que duas em cada cinco mulheres já procuraram algum produto ou empresa em função de terem visto cupons de desconto na internet.

O futuro da cuponagem no Brasil

O crescimento da cuponagem online é fruto do fortalecimento do comércio eletrônico. É por isso que a tendência tende a se fortalecer no Brasil, segundo analistas da área.

A e-Bit, empresa especializada na análise de comércio eletrônico, aponta que mais de 50 milhões de brasileiros compram na internet e que esse tipo de consumo cresce cerca de 30% ao ano no país.

Além disso, os cupons e a compra online, de modo geral, encaixam-se com uma ideia que muito agrada aos brasileiros: a de comodidade. O SPC Brasil, em um estudo sobre as motivações que levam o brasileiro a comprar pela internet, descobriu que 74% das pessoas acham que a facilidade de comprar sem sair de casa é a maior vantagem desse consumo.

A Hanzo Mobile, empresa especializada em mídias móveis, indica em artigo publicado em sua página oficial que a cuponagem por smartphones é a próxima tendência nacional. A união das facilidades da internet com os mais de 100 milhões de celulares ativos no país tende a resultar em uma nova forma de consumir, que pode revolucionar a ideia de comércio dos brasileiros.

Você vai se interessar por:

Como comprar pela internet com cupons sem medo de errar

Eventos como a Black Friday são o paraíso para quem busca descontos

Cupons de desconto no Brasil: conheça as principais redes

Compre com descontos

A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, o Vivo Descontos. Ele oferece redução nos preços de produtos de diversas empresas. Para ter acesso ao programa, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS. Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas de cuponagem? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular