Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que você precisa saber sobre o ProUni segundo semestre

A- A+

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 22 de junho, a lista dos pré-candidatos selecionados em primeira chamada para o ProUni segundo semestre. Se você está entre esses nomes, ou está aguardando a segunda chamada ou a lista de espera, saiba quais são os próximos prazos e datas para participar do Programa que dá acesso ao ensino superior.

Como funciona?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um projeto do MEC, que concede bolsas de estudos em faculdades privadas de ensino superior. As modalidades de bolsas oferecidas podem ser integrais ou parciais de 50%.

Para ter acesso a elas, estudantes brasileiros que não possuem diploma de curso superior precisam ter estudo todo o ensino médio em escola pública, ou parte em escola pública e parte em escola privada, ou ainda, cursado o segundo grau completo em escola privada. Essas duas últimas opções, desde que na condição de bolsista integral da própria escola particular.

seudinheiro-prouni-segundo-semestre

O programa dá acesso ao ensino superior para estudantes. Foto: iStock, by Getty Images

Alunos com deficiência e quem  tiver uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa,  ou de no máximo três salários também podem concorrer as modalidades.

O ProUni do segundo semestre contará com duas chamadas. Confira as datas e os prazos para não perder a oportunidade de ter acesso ao ensino superior.

Primeira chamada

Com as datas de inscrição já encerradas – 16 a 18 de junho -, o candidato que se inscreveu tem de ter escolhido até duas opções de instituições, cursos e turnos, conforme sua preferência e perfil socioeconômico.

Você vai se interessar por:
Fazer faculdade está ao seu alcance: veja por quê
Veja como voltar a estudar sem gastar muito dinheiro

As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do 2º dia de inscrição. Durante os dois dias de inscrição, o candidato podia acompanhá-las e alterar suas opções de escolha.

O MEC divulgou no dia 22 de junho a lista dos candidatos selecionados em primeira chamada. Os alunos tem até o dia 29 para para comparecer as instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição.

Segunda chamada

As vagas para a segunda chamada do ProUni seguem os mesmos passos da primeira, somente com prazos diferentes. Ela acontece no dia 6 de julho e os candidatos tem até o dia 10 para comprovar as informações.

Lista de Espera do ProUni segundo semestre

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse de participar da Lista de Espera. Você tem dos dias 17 ao 20 para julho para demonstrar esse desejo. Além disso, entre os dias 24 e 27 de julho, é preciso entregar nas instituições escolhidas os documentos que comprovam as informações prestadas durante a inscrição.

Cada curso e turno tem a sua própria Lista de Espera. Para ter direito à ela, o candidato tem que estar inseridos em um desses 5 casos:

Exclusivamente, para o curso correspondente a primeira opção

  • candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares; e
  • candidato pré-selecionado em segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Exclusivamente, para o curso correspondente a segunda opção

  • candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares em que não bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso
  • candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção; e
  • candidato pré-selecionado em primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Este artigo sobre o ProUni segundo semestre lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
como economizar na limpeza
como conseguir desconto em faculdade particular
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aulas particulares de matemática
Aulas particulares de inglês