Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que você precisa saber para conseguir um bom negócio no som do carro

A- A+

Depois de realizar o sonho de comprar um veículo, é hora de iniciar a tarefa de equipá-lo. Rodas bonitas, películas no vidro e um som de qualidade fazem parte da montagem do seu automóvel. Mas você sabe quais são todos os passos para montar um bom equipamento de som do carro? Pensar em qualidade, tamanho e potência são alguns dos principais fatores.

Itens básicos para montar som do carro

A qualidade do aparelho de som que você coloca no seu carro é muito importante para a sua experiência com ele depois da instalação. É importante garantir que a música será reproduzida com nitidez pelos alto-falantes, assim como pode ser importante que você verifique quais os formatos de áudio que o CD player escolhido suporta.

seudinheiro-som-do-carro

É importante instalar os amplificadores em locais arejados e abertos, como o porta-malas. Foto: iStock, by Getty Images

Segundo Gilberto Medina, presidente do Emma, um dos maiores campeonatos de som automotivo do país, é possível gastar entre R$ 800 e R$ 5 mil para ter qualidade no som do carro, sem exagerar no tamanho ou potência dos alto-falantes. O primeiro passo, é escolher o CD player, ou seja, a estação onde você vai conectar os dispositivos onde estão armazenadas as faixas.

Você vai se interessar por:
Compare 3 tipos de caixa de som para celular
Escolha o melhor som para sua casa
Confira quatro passos para escolher fone de ouvido para celular

Depois, você deve passar para os amplificadores. Para o consultor técnico Leandro Paganini, os amplificadores são os responsáveis por elevar o volume do som e levá-los aos alto-falantes. A potência do amplificador do som do carro depende da potência do seu som. O ideal é que varie entre 100 Watts e 2 mil Watts, para carros de pequeno porte.

Leandro ainda ressalta que é importante instalar os amplificadores em locais arejados e abertos, como o porta-malas. Isso porque eles produzem uma vibração muito intensa e se não tiverem espaço para que essas ondas saiam, elas acabarão gerando vibrações na estrutura do veículo e na placa. São essas ondas espalhadas de forma errada que causam ruídos na música.

Outra dica é priorizar a acústica e a equação, não apenas a potência. As caixas de som, como os subwoofers – que ficam nas portas, os tweeter – que ficam próximos ao parabrisa e os mid rangers – que ficam nas colunas laterais do carro, deve estar na altura certa para que emitam os sons de maneira uniforme e harmônica para os seus ouvidos.

Som do carro: como fazer boas escolhas

Medina indica que a melhor escolha para garantir a qualidade do som do carro é realizar um tratamento acústico. Ele é importante para equilibrar o som que é emitido no ambiente do carro. Segundo o presidente do Emma, o cancelamento das ondas de som dentro do carro é o que causa a impressão de abafamento do áudio. O tratamento acústico impede que isso aconteça.

A dica de Medina para quem quer ter um som de qualidade sem gastar muito é fazer o tratamento por partes. Comece pelas portas dianteiras, que são as mais expressivas. Deixe o teto e o porta-malas para uma segunda etapa e somente se você sentir necessidade. As mantas e espumas utilizadas isolam o som externo e inibem qualquer tipo de eco.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
como escolher uma seguradora de veiculos
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet