Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas para adotar antes de mudar de emprego

A- A+

Se você e jovem e ainda está na faculdade, mesmo que exerça uma função com carteira assinada, é provável que chegará um momento em que será preciso mudar de emprego. Em muitos cursos, é obrigatório fazer um estágio para concluir a graduação. Além desse motivo, a mudança de ares também pode se justificar pelo desejo de ter uma experiência na área que escolheu para a carreira.

seudinheiro-mudar-de-emprego

Ao mudar de emprego, pense no que fará você feliz a curto ou longo prazo. Foto: iStock, Getty Images

Organize as finanças antes de mudar de emprego

Via de regra, os primeiros empregos são em atividades mais mecânicas, como atendente, vendedor ou mesmo assistente, que geralmente não exigem uma formação superior.

Nesses casos, a remuneração costuma alcançar no máximo um salário mínimo e meio, o que faz com que os jovens nessa etapa ainda dependam da ajuda dos pais, avalia o educador financeiro Antônio Nascimento, da DSOP. “Para se preparar financeiramente para o período do estágio, essa pessoa precisa ter um controle muito eficiente das suas finanças, ou seja, gastar menos do que recebe. Com o orçamento em dia é possível se preparar para mudar de emprego”, aponta.

Nascimento recomenda que o estudante comece a fazer uma reserva financeira já no início da faculdade, ou até mesmo antes dela, para não entrar no vermelho quando chegar o período de estágio. “Supondo que o estudante comece a trabalhar aos 16 anos e entre na faculdade aos 18, com previsão de se formar aos 21: o ideal é que ele comece a poupar no início da vida profissional. Dos 16 aos 21 anos, é possível fazer uma boa reserva financeira”, sustenta.

Além disso, o educador financeiro sugere o controle dos gastos, seja por meio de planilhas ou outras ferramentas. O importante é ter clareza quanto às despesas e disciplina para gastar menos do que ganha.

Você vai se interessar por:

Comportamento nas redes sociais podem afetar busca por emprego

Veja o que não fazer em uma entrevista de emprego

Especialistas dão dicas para entrevista de emprego

Mudar de emprego, mudar de atitude

Seja para um estágio obrigatório ou para uma mudança em uma carreira já consolidada, mudar de emprego é um desafio. Veja algumas dicas da consultoria norte-americana de carreiras Business Insider para superar essa fase com êxito.

Comece com você

Esqueça as expectativas dos amigos e da família. Ao mudar de emprego, pense no que fará você feliz a curto ou longo prazo.

Planeje o próximo movimento

Pense no que você precisa para a próxima etapa da carreira e avalie como esse novo emprego poderá ajudá-lo. No caso de um estágio, esse raciocínio é ainda mais importante, pois você logo irá se graduar e precisá mudar de emprego de novo.

Mantenha o autocontrole

É normal ter alguma insegurança frente às mudanças. Entretanto, é fundamental manter o foco no objetivo para chegar aos resultados desejados.

 

Gostou das dicas para mudar de emprego? Compartilhe!

vale a pena pedir demissão
trabalho temporario no canadá
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
profissões inusitadas e alternativas
como funciona o auxílio maternidade
como funciona o auxílio creche