Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que você precisa para conseguir crédito no banco

A- A+

O tão sonhado empreendimento individual, uma nova casa ou carro, ou mesmo um filho a caminho: de repente, você precisa de dinheiro, mas não sabe como obter. Uma das alternativas é conseguir crédito pessoal para tocar o projeto.

Mesmo que você tenha dificuldades para pagar as suas contas, com planejamento e organização, atendendo a uma série de requisitos exigidos pelos bancos, é possível conseguir o dinheiro extra a juros não tão abusivos. Confira a seguir algumas dicas para ter sucesso nessa empreitada.

conseguir crédito

Pesquisar e simular são atitudes essenciais ao buscar crédito junto aos bancos. Foto: iStock, Getty Images

Entenda o que é preciso para conseguir crédito

Cristian Miguel, consultor e gerente jurídico da Fiel Consultoria, destaca que existem vários tipos de crédito disponíveis nos bancos. Então, o primeiro passo é buscar aquele que melhor se encaixa no seu perfil de renda.

O especialista recomenda que se tome cuidado para não contratar valores maiores do que sua renda irá suportar, afinal, é preciso considerar que também serão cobradas taxas e juros, os quais sempre irão encarecer o valor contratado.

Se possível, recomenda Miguel, faça várias simulações dos valores que pretende conseguir e por quanto tempo irá precisar desse dinheiro extra. “No atual momento econômico nacional, o melhor é conseguir crédito com parcelas pré-fixadas. Assim, você poderá manter o mesmo valor do inicio ao fim do contrato”, indica.

Em busca de proteção, bancos fazem exigências

Antes de conceder crédito, o banco precisa se cercar de garantias que comprovem – na medida do possível – o poder aquisitivo do cliente. A ideia é simples: ao liberar o financiamento para alguém potencialmente incapaz de arcar com suas dívidas, a chance de sair no prejuízo aumenta de forma considerável. Entre as características básicas avaliadas pelos bancos, estão:

– Idade

– Salário

– Empregabilidade

– Comprometimento da renda com dívidas

– Volume de investimentos no momento da solicitação

– Histórico de pagamentos.

Para melhorar o diagnóstico e não se deixar levar por critérios subjetivos, os bancos utilizam modelos estatísticos que analisam probabilidades, de acordo com as informações obtidas junto ao cliente.

Além disso, a instituição também analisará as chances de o possível cliente receber o benefício em outro banco. Se o interessado tiver investimentos ou aplicações em locais diferentes, o credor pode tentar melhorar os benefícios, a fim de reter o cliente.

Endividado também pode conseguir crédito

Se você enfrenta problemas financeiros, pode estar pensando em conseguir crédito como uma solução para suas dívidas. De fato, conforme explica Cristian Miguel, há várias instituições financeiras que disponibilizam crédito direto ao consumidor, mesmo quando há restrição ao CPF. O problema nesse caso é que o cliente terá que arcar com juros muito mais altos.

Para o especialista, o mais indicado nesses casos é primeiro negociar a dívida existente. Com o nome limpo, é possível conseguir crédito na praça, por vezes, por juros mais baixos.

Outra dica do consultor é, ao pensar em adquirir bens, sempre pensar primeiro em guardar dinheiro para fazer as compras à vista, economizando nos juros.

Tarifa bancária pode virar bônus

Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios. Para acionar o serviço, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para conseguir crédito? Compartilhe e deixe um comentário!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como lucrar vendendo cachorro quente