Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que vale mais a pena: tablets ou smartphones?

A- A+

Ter um dispositivo móvel que pode ser levado para qualquer lugar e poder acessar e-mails, redes sociais ou arquivos a qualquer hora, se tornou indispensável nos dias de hoje. As vantagens da portabilidade são um fator decisivo na hora de escolher um aparelho, mas dentro dessa categoria ainda fica a dúvida: tablets ou smartphones?

A decisão não é tão fácil quanto se imagina e deve ser guiada pelas necessidades do usuário. Ambos possuem suas vantagens e desvantagens, por isso é preciso levar em conta as intenções de uso para que seja feita a melhor escolha.

tablets ou smartphones

Tablets oferecem uma plataforma de trabalho e entretenimento. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens e desvantagens dos aparelhos

Apesar de ambos aparelhos terem funções distintas, é comum surgir a dúvida sobre qual a melhor opção em termos de preço, tamanho e funcionalidades, tablets ou smartphones? É preciso prestar atenção nas vantagens e desvantagens de cada um, comparando as configurações específicas e se atendem ao que precisa.

Além das funções básicas de um telefone, os smartphones ainda trazem inúmeras outras possibilidades devido à conexão com internet e demais configurações. Além de ligações telefônicas, o aparelho também permite fotografar, ler livros, acessar redes sociais, navegar em sites e aproveitar diversas outras funções com aplicativos.

Já o tablet tem como principal objetivo exercer algumas das funções de um notebook, porém mais leve, funcional e prático. Além disso, quase todas as demais funções do smartphone podem ser executadas pelo tablet, com a vantagem de uma tela maior para ler, jogar ou escrever, por exemplo.

Em relação aos aplicativos, os dois tipos de aparelhos possuem uma grade quantidade de apps disponíveis para download nas lojas dos sistemas operacionais. Por outro lado, quando se trata das câmeras, geralmente os smartphones têm maior resolução e ficam na frente nesse quesito.

Como escolher entre tablets ou smartphones

Para acertar na escolha entre tablets ou smartphones, deve-se basear principalmente nos objetivos individuais para o aparelho. Para quem tem a telefonia como prioridade, precisando de um aparelho prático para carregar para todo o lugar e utilizar no dia a dia, o smartphone é a escolha certa.

Se a intenção é passar muito tempo no aparelho, lendo, escrevendo textos mais extensos e até mesmo jogando e utilizando outros apps, o smartphone pode se tornar desconfortável a longo prazo, sendo mais indicado um tablet nesses casos.

Quanto ao preço, a disputa entre tablets ou smartphones não apresenta tantas diferenças. Ambos os aparelhos possuem diferentes opções de valores, que variam de acordo com a marca, o modelo e as configurações do aparelho.

Outros detalhes ainda devem ser considerados na hora de escolher entre tablets ou smartphones, como a praticidade de tamanho, capacidade de armazenamento e conectividade. Mas o que importa mesmo é o uso que será feito em cada caso, avaliando qual dos dois aparelhos atende melhor ao que você precisa.

Você vai se interessar por:

Dispositivos móveis no Vivo Compras

Antes de comprar tablets ou smartphones, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para escolher? Compartilhe.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple