Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que significa o percentual de crescimento econômico do país?

A- A+

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou que o percentual de crescimento econômico do Brasil irá cair drasticamente em 2015. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer apenas 0,3%, conforme pesquisa da World Economic Outlook. Mas o que esses números influenciam na sua vida?

PIB e o crescimento econômico

O Produto Interno Bruto é uma das principais variáveis econômicas que refletem diretamente no crescimento dos países. Por isso, a preocupação dos governantes em fazer esse indicador subir.

Ele pode ser definido como o valor medido dos bens e serviços que o país produz em um espaço de tempo nos três setores: agropecuário, indústrias e serviços. Responsável  por medir as atividades econômicas de uma região, o PIB é calculado pelo IBGE.

crescimento-economico

PIB pode ser calculado de três maneiras distintas quem devem chegar no mesmo resultado. Foto: iStock, by Getty Images

Sua mensuração per capita estima quanto do total produzido é destinado para cada pessoa, se todos tivessem partes iguais. Em outras palavras, quanto maior o PIB por pessoa, a qualidade de vida e dos serviços cresce também.

O que entra no cálculo do PIB?

Bens e produtos finais, serviços prestados e remunerados, investimentos e gastos do governo.

O que não entra no cálculo do PIB?

Bens intermediários, serviços não remunerados, bens já existentes e atividades informais e ilegais.

Como é feito o cálculo do PIB?

A PIB pode ser calculado de três maneiras distintas. Mas, todas elas, devem chegar ao mesmo resultado. A primeira é a Riqueza, que soma tudo o que é produzido pelos três setores. A segunda é a Renda, que se refere às remunerações recebidas. E a terceira e última é a Demanda, que diz respeito ao que é comprado.

O que representa o PIB estar alto?

Apesar de ser relativamente complexo,o PIB tem implicações práticas no seu dia a dia. Por exemplo, com ele em alta, há mais vagas de emprego, porque com mais dinheiro disponível, a tendência é que as empresas cresçam e novas surjam. Como consequência disso, há uma maior renda per capta e um aumento no consumo e da oferta de produtos e serviços.

Fatores que dificultam o crescimento econômico

Infraestrutura ruim, carga tributária, inflação alta e juros são alguns elementos que deixam o valor do PIB mais baixo.

Problemas no cálculo do PIB

O economista Ladislau Dowbor em seu artigo intitulado O debate sobre o PIB: estamos fazendo a conta errada critica a falta de abordagem a redução dos estoques de bens naturais do planeta. Por exemplo, quando um país explora petróleo, é apresentado como eficiência econômica e não como um risco do fim dos bens naturais para as próximas gerações.

Além disso, Dowbor questiona a metodologia atual, que coloca a poluição como uma aliada da economia. O economista cita como exemplo o caso do navio petroleiro Exxon Valdez, que naufragou na costa do Alaska. Na ocasião, foram contratadas empresas para limpar a região, o que aumentou fortemente o PIB da região.

Gostou das dicas de crescimento econômico? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

viagens econômicas pela Europa
como lidar com a avareza
economizar no seguro da casa
celular de 15 reais
melhor lugar para trabalhar
investir em ação ou em renda fixa